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OLED vs. OLED

O produto mais admirado desta CES, que terminou ontem, não foi um – mas dois. Ambos muito parecidos. Pela enésima vez, as coreanas Samsung e LG disputam palmo a palmo a primazia de trazer ao mercado a tecnologia OLED, e o primeiro passo foi exibir aqui em Las Vegas seus protótipos, de 55 polegadas. A LG anunciou o seu semanas antes do evento, mas a Samsung guardou a surpresa até o dia da abertura. O fato de serem ambos badalados pela midia especializada internacional (vejam o vídeo que fizemos mostrando os dois) mostra o quanto a industria de TVs está carente de novidades.

Não estou dizendo nenhuma novidade; os próprios executivos com quem conversamos admitem que, depois da alta definição (lançada oficialmente em 2006), está na hora de um novo salto tecnológico. O 3D vai demorar para decolar, como já explicamos aqui, pela falta de mais conteúdo (seria desinteresse dos estudios de cinema?). E o Smart TV não é propriamente um avanço tecnológico, mas uma fantástica mudança de comportamento, em que a industria está sendo puxada pela evolução do software.

Sim, aqui na CES vimos mais demonstrações de displays 4K, nos estandes dos seis principais fabricantes: Sony, Panasonic, Toshiba e Sharp (além, é claro, das duas coreanas). Todas já provaram que têm condições de produzir esses aparelhos. Só que, de novo, vai faltar conteúdo: ninguém sabe quando (e se) teremos algum filme produzido e lançado no mercado doméstico com essa esplêndida qualidade de imagem.

Para todos os efeitos, portanto, TVs OLED são a bola da vez. A LG, inclusive, promete colocá-lo no mercado internacional este ano – e a Samsung provavelmente não vai querer ficar atrás. Os japoneses desistiram dessa briga (para entender melhor a situação, sugiro este artigo). Mas é bom tomar cuidado: quem vive reclamando da qualidade dos atuais plasmas e LED-LCDs – cujo desempenho, por sinal, está cada vez melhor, como confirmamos aqui em Las Vegas – corre o risco de ter que esperar muito para juntar o dinheiro necessario para comprar um OLED.

É, de fato, a bola da vez, mas uma bola bem cara.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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