Categories: Jeitinho Brasileiro

Essa mulher é da hora!

Responda rápido: em quem você confia mais – Pedro Bial ou Eliana Calmon? Se perguntarmos a qualquer pessoa na rua, com certeza a resposta será: “Eliana quem?” Pois é, no país que quer construir trem-bala, qualquer figura televisiva, incluindo os BBBs da hora, é mais celebridade do que a corregedora-chefe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Dona Eliana não tem perfil para os holofotes. Não é uma beldade, nem lá muito simpática. Mas, em três ou quatro meses, já fez mais pelo Brasil do que quase todos os políticos, somados. Com sua cruzada cívica pela transparência do poder judiciário, conseguiu despertar em muita gente o interesse em saber por que, afinal de contas, a Justiça neste país é tão lenta e – desculpem a aparente incoerência – injusta!

Claro, não é tarefa para alguns meses, nem anos, talvez nem para uma geração inteira. Levaremos certamente décadas até conseguirmos ter uma Justiça digna desse nome. E Dona Eliana, comandando o órgão que foi criado exatamente para cuidar disso, não pode fazer muito sozinha. Terá que contar com todo tipo de apoio, já que os próprios magistrados e seus agregados formam um bloco que faz do corporativismo, do nepotismo e do clientelismo seus principais instrumentos de trabalho.

Antes que alguém diga que estou generalizando, lembro que, se no meio judiciário há alguém que desconhece os motivos que fizeram o CNJ aumentar sua fiscalização, está sendo conivente com a situação. E, como bem diz dona Eliana nesta entrevista publicada em O Globo, nessas horas é preciso gritar para que as pessoas de bem se mobilizem.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago