Categories: Uncategorized

Internet das coisas. Todas as coisas.

Parece coisa de filosofia virtual (antigamente, chamaríamos “cibernética”). Mas é bom ficar antenado. A próxima geração de chips poderá executar façanhas de que – para usar outro neologismo antigo – até o diabo irá duvidar. Vejam o que anunciou a Texas Instruments (TI), um dos maiores fabricantes do setor: um microprocessador sem fio, capaz de fazer qualquer aparelho – eles garantem: qualquer um – se comunicar com os demais!!! Patenteado com o nome de SimpleLink Wi-Fi CC3000, o chip promete tanto (assistam ao vídeo) que muitos, eu por exemplo, vão querer ver para crer.

O site americano EE Times chamou a novidade de primeiro passo para a “internet das coisas”. Para quem não sabe, esse é um conceito inventado por alguns estudiosos para identificar um futuro em que tudo, absolutamente tudo, poderá ser conectado, numa extrapolação da ideia de nuvem. Não sei se é para tanto, mas voltando ao chip, a TI informa que será possível, por exemplo, ter um guarda-chuva conectado ao serviço de meteorologia para avisar o usuário que o tempo irá mudar; ou o portão da casa chamando o proprietário, que está viajando, caso alguém esteja querendo entrar.

Coisas assim. Todas as coisas.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago