Categories: Uncategorized

Anatel passa o recibo

Nesta quinta-feira, a Anatel aprovou a regulamentação da nova lei da TV paga, oficialmente chamada Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). Nenhuma novidade. O Conselho Diretor da Agência, que teve seus poderes bastante esvaziados com a nova legislação, simplesmente endossou aquilo que o Ministério das Comunicações e a Ancine já tinham decidido. Curioso é que deixou de fora justamente a parte que trata da interatividade, tão polêmica, e a questão da multiprogramação – dois dos itens mais badalados pelo governo quando da introdução da TV Digital.

A prioridade parece ser mesmo o controle total sobre o mercado de TV por assinatura, que continua batendo recordes de crescimento. Os dados de fevereiro, divulgados pela Anatel esta semana, confirmam a tendência. Foram 265,7 novos domicílios incorporados ao mercado, que agora soma 13.319.510 assinantes – crescimento de 2,54% em relação a janeiro e de 27,8% na comparação com o que havia no primeiro trimestre do ano passado. Esses números indicam que, se em março o ritmo for mantido, o setor irá crescer inacreditáveis 31%, índice que não tem paralelo em nenhum país do mundo.

É nesse bolo que os lobos de Brasilia estão de olho. Neste sábado, a Oi TV começa a vender pacotes com 40 canais TV, com banda larga e telefone fixo, a preço promocional de R$ 29,90 por três meses. A empresa, que não atua em São Paulo, é mais um forte concorrente nesse mercado, que deve ficar cada vez mais concorrido. A Oi, como se sabe, herdou a maior rede de fibra óptica do país, que pertencia à antiga Brasil Telecom, financiada pelo BNDES.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago