Categories: Uncategorized

TV paga no Supremo

O futuro da TV por assinatura no Brasil pode ser decidido no Supremo Tribunal Federal. Nesta quinta-feira, a NeoTV, que representa as pequenas e médias operadoras, entrou no STF com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei 12.485, a chamada Lei do SeAC (Serviço de Acesso Condicionado). Alegação: o artigo 29 fere a Constituição, ao dispensar licitação para a outorga de novas operadoras. Como o julgamento da Ação pode demorar anos, e a lei do jeito que está “traz um clima de extrema incerteza e de graves prejuízos ao mercado e aos próprios consumidores”, a NeoTV pede que o STF dê liminar suspendendo sua implantação.

Como se sabe, no STF já correm outras duas ADIs contra a lei 12.485: uma do Partido Democratas, que contesta os superpoderes concedidos à Ancine; e outra da operadora Sky, pedindo revisão na política de cotas obrigatórias para programas nacionais. Poucas leis no Brasil já nasceram com tantos questionamentos junto à principal corte do país, todos eles, até agora, relacionados à quebra de normas constitucionais. Só esse detalhe já demonstra como o projeto foi conduzido levianamente no Congresso, em seus mais de três anos de tramitação (mais detalhes aqui).

Curiosamente, alguns sites andaram publicando esta semana que a lei “já está em vigor”, com a justificativa de que a Anatel aprovou a regulamentação do texto. Pessoas menos informadas podem até ter acreditado, mas na prática falta ainda a prometida regulamentação por parte da Ancine, após a consulta pública de fevereiro e março. O texto precisaria ainda ser publicado no Diário Oficial e, mesmo assim, prevê um prazo para que todas as empresas se adaptem. Ou seja, não entrará em vigor tão cedo. E se o STF conceder uma liminar, então…

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

6 dias ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

7 dias ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

1 semana ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago