Categories: Uncategorized

E todos continuam comprando…

O consumidor brasileiro continua fazendo inveja a seus semelhantes europeus, americanos e japoneses. Quando se trata de ir às compras, inclusive na categoria dos bens duráveis (que é onde entram os eletroeletrônicos), ninguém é mais entusiasmado. É o que revela a mais recente pesquisa da consultoria GfK, especializada em consumo. Pelos dados da GfK Consumer Choices, o setor faturou R$ 89,1 bilhões em 2011, um aumento de 14,1% sobre 2010. A empresa diz ter pesquisado cerca de 11 mil pontos de venda em todo o país.

Entre os eletrônicos, 2011 marcou a explosão dos tablets, que eram quase nada em 2010 e por isso tiveram expansão de 815,3%. Outros números interessantes:

Videogames……………… 33,8% (aqui incluídos jogos e consoles)

Notebooks……………….. 23,7%

TVs de tela fina………… 22,5%

Câmeras digitais………. 18,6%

Vale a pena prestar atenção ainda em outros índices da pesquisa:

* Enquanto as vendas no Nordeste subiram 23,7%, no Sul o aumento foi de apenas 6,2% (destaque também para o Grande Rio, com 27,8%);

* O chamado “canal generalista” (lojas de departamento, hipermercados, supermercados e lojas virtuais) cresceu 37,3%, contra 9,8% do segmento especializado.

Juntando esses números com os da consultoria e-Bit, especializada em comércio eletrônico, o panorama é animador. As lojas virtuais tiveram em 2011 um crescimento de 26%, puxado principalmente por eletrodomésticos, eletrônicos e produtos de informática. Com um detalhe: 61% dos compradores pertencem à classe C.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

3 horas ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

23 horas ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

3 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

5 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

6 dias ago