Categories: Uncategorized

Por dentro da fábrica do iPad

O jornalista Rob Schmitz, da revista americana Marketplace, foi o segundo autorizado a entrar numa unidade da montadora chinesa Foxconn, onde é produzido o iPad. Cheia de segredos e coberta de denúncias sobre maus tratos aos trabalhadores, a Foxconn só havia dado acesso antes a um repórter do The New York Times. Deve ter se arrependido, pois a repercussão foi mundial. O jornal detalhou – como se pode conferir aqui – os casos de pessoas (a maioria na faixa entre 18 e 25 anos) que são forçadas a trabalharem doentes, a cumprirem horas extras que não são pagas, e que são humilhadas por seus chefes (os índices de suicídio só foram reduzidos depois que a diretoria mandou instalar grades nas janelas).

Bem, o caso de Schmitz (vejam aqui seu vídeo) foi um pouco diferente. Pelo visto, a Foxconn preparou bem essa segunda, digamos, reportagem. Primeiro, os trabalhadores foram orientados antes de conversarem com o jornalista, autor da foto acima, que mostra uma supervisora falando a seus subordinados antes do início do expediente; segundo, Schmitz foi acompanhado o tempo todo por um funcionário da empresa, que serviu também como “intérprete”; se traduziu corretamente as respostas, fica para os leitores deduzirem… Claramente, a intenção foi limpar a imagem da empresa após as denúncias dos últimos meses.

Seja como for, é interessante notar, por exemplo, que na fábrica (localizada no distrito de Longhua, em Shenzhen) trabalham 240 mil pessoas, população superior à da maioria das cidades do mundo; segundo Schmitz, 50 mil delas dormem em alojamento, na própria fábrica. E diariamente cerca de 500 se aglomeram em fila diante do portão, à espera de um emprego. Motivos: a Foxconn pelo menos paga os salários em dia, e o tratamento dispensado pelas outras fábricas locais a seus empregados é muito pior.

 

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • É isso:"compre um Ipad e seja responsável por um suicídio".É a globalização e os preços baixos dos chineses...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Streaming: plataformas se unem contra tributação

Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…

1 dia ago

Tarifas já afetam custos da automação nos EUA

      Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…

2 dias ago

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 semanas ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

2 semanas ago