Categories: Uncategorized

Quem consegue manter segredo?

Nesta era da comunicação em tempo real, uma das propriedades mais difíceis de proteger é o segredo industrial. Nos EUA e em alguns países da Europa, advogados têm se tornado milionários graças às ações movidas por empresas de tecnologia, umas contra as outras, num círculo vicioso que tende ao infinito. E o motivo quase sempre é o vazamento de segredos, que descamba para a quebra de patentes. No Brasil, essa conversa parece estranha, porque quase não há fiscalização sobre direitos de propriedade. Mas lá fora a coisa é séria.

Só que guardar segredo é algo cada vez mais problemático no mundo digital. Antes, era necessária uma montanha de papéis para registrar a descrição de um produto ou processo fabril; hoje, bastam alguns códigos. E, se pouca gente se preocupa com seus próprios dados pessoais, espalhados diariamente pelas redes sociais, que dizer de informações confidenciais pertencentes a empresas?

Paranoica com suas inovações (talvez por herança da personalidade errática de seu fundador), a Apple vê-se agora diante de uma tarefa inglória: tentar proteger os segredos por trás dos produtos que planeja lançar no futuro. Na semana passada, o site da BBC divulgou que a empresa mandou construir uma espécie de “restaurante secreto” – um prédio de dois andares onde os funcionários serão obrigados a fazer suas refeições e onde pessoas de fora não poderão entrar! “Queremos oferecer mais segurança a nossos funcionários, para que possam conversar e trocar idéias sobre seus projetos sem o risco de algum concorrente estar ouvindo”, explica Dan Whisenhunt, diretor de edificações da Apple.

O novo edifício não terá apenas um restaurante, mas também salas de reuniões, garagem e um quintal gramado, bem ao estilo do Vale do Silício. O que me espanta, no caso, é a ingenuidade. A Apple é a empresa mais admirada do planeta, e ao mesmo tempo a mais visada quando se trata de rumores e boatos. Aliás, faz questão de manter essa aura, que segundo dizia Steve Jobs ajuda a manter o interesse das pessoas pelos seus produtos. Agora, achar que os segredos deixarão de ser vazados simplesmente porque os funcionários almoçam num prédio de segurança máxima? Parece que os discípulos de Jobs vivem na era pré-digital…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago