Como sempre, não há números sobre o Brasil – apenas a informação de que as vendas vêm sendo prejudicadas por greves nos portos, o que não chega a ser novidade. Mas o uso de projetores parece estar crescendo em países importantes, como Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Este ainda é o maior mercado do planeta, com vendas de quase 600 mil unidades em um ano, vindo a seguir a China, com 430 mil.
Conversando com Gabriel Gonçalves, que coordena a área de projetores da Epson do Brasil, percebi otimismo, especialmente com a adoção dos modelos 3D. Depois de um período de certa estagnação, a empresa japonesa – que detém alta tecnologia no setor – voltou a apostar no país e está lançando mais dois projetores desse tipo (mais detalhes neste vídeo).
Há uma razão técnica para essa espécie de revival: nem todo mundo está satisfeito com a imagem brilhante dos TVs, especialmente quando se trata de ver filmes que contêm cenas escuras. Quanto maior o tamanho do TV, maior o envolvimento; mas, dependendo do conteúdo, maior também a irritação nos olhos. Com um projetor – e, claro, uma boa tela de projeção – é possível obter imagens excepcionais de 100, 120 polegadas (ou até maiores, dependendo do espaço disponível) numa sala com iluminação controlada.
O problema, muitos usuários não querem admitir, é que a regulagem de um projetor nem sempre é fácil, embora modelos recentes possuam mais controles automatizados. Escolher e instalar a tela de projeção mais adequada também exige certa experiência. E nem todo mundo quer pagar por isso. Aí, então, o TV acaba sendo bem mais cômodo.
Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…
Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…
Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…
No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…
Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…
View Comments
Sou adepto dos tvs para assistir filmes.Atualmente utilizo a plasma Panasonic 58V11(enquanto aguardo a 65VT50) a qual assisto horas seguidas e jamais tive qualquer desconforto visual.