Categories: Uncategorized

3D sem óculos: uma pista

Falando nos alemães do Instituto Fraunhofer, eles acabam de ser premiados com o “Best Conference Paper Award”, da IBC 2012, encerrada ontem em Amsterdam. Esse é o evento técnico mais importante da Europa na área de displays, e a premiação se refere a um trabalho apresentado pelo Instituto, sob o título “Conversão Totalmente Automática de Estéreo para Multitelas em Displays Autoestereoscópicos”. Traduzindo: um novo processo de conversão de imagens 3D em vídeo para uso em displays sem necessidade de óculos especiais.

Os cientistas do Fraunhofer explicam no estudo que criaram um novo método para gerar imagens 3D autoestereoscópicas – ou seja, que podem ser vistas mesmo sem óculos – a partir de sinais convencionais, tecnicamente chamados “estéreo 3D”. Ao contrário dos displays desse tipo conhecidos hoje, as imagens podem ser vistas igualmente por grupos de pessoas, sem diferenças conforme o ângulo de visão, problema que relatamos aqui em relação aos protótipos mostrados na IFA 2012.

Ao conceder o prêmio, o pessoal da IBC (International Broadcast Convention) reconheceu que o trabalho é importante porque atende a uma demanda concreta do mercado, lembrando que a tecnologia 3D só será bem sucedida com o advento de formatos que não dependam de óculos especiais. O que encantou a plateia, segundo o site especializado Display Central, foi que os alemães não se limitaram a descrever o processo; fizeram uma demonstração prática no estande do Fraunhofer montado no evento.

Claro, ainda estamos longe de ver displays desse tipo à venda no mercado – as previsões mais otimistas são para 2015. Mas, sem dúvida, mais um grande passo foi dado.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago