Categories: Uncategorized

Telas grandes, muito grandes…

Antecipando aquela que promete ser a grande batalha da indústria eletrônica em 2013, a Samsung já começou a vender no Brasil seu TV de 75 polegadas (mod. UN75ES900G, foto), que tem preço sugerido de R$ 25.999 (vejam aqui um vídeo mostrando o produto). A LG também já está comercializando seu modelo de 72″ (72LM9500), que nossa equipe está começando a testar – já testamos o equivalente de 47″ (vejam neste vídeo). Também já passou por nossa sala de testes o monitor Sharp de 80″, este sem acesso à internet, ao contrário dos outros citados. E vamos testar em breve o Sharp de 70″, este sim TV smart.

Pelos dados mais recentes disponíveis, da consultoria alemã GfK, os TVs com painel backlight de led já ultrapassaram os LCDs convencionais no mercado brasileiro. Em julho, os LEDs respondiam por 50,9% das vendas, contra 43,5% dos LCDs e 5,6% dos plasmas, numa curva ascendente que, até o final do ano, deve chegar a 60%. A previsão da indústria é que 2012 bata o recorde de vendas de TVs, superando a marca de 12 milhões de unidades. Não há estatísticas oficiais sobre quanto disso corresponde a telas grandes, mas a Samsung divulgou um dado interessante: 10% de seus TVs de led vendidos têm mais de 47″.

Juntando todos os números, chega-se à conclusão empírica de que os chamados “TVs gigantes” já somam em torno de 700 mil unidades vendidas. Não é pouco, ao contrário, é uma cifra significativa num país onde até outro dia ninguém tinha TV maior do que 50″. Como disse o diretor de marketing da Samsung, Marcelo de Melo Franco, ao repórter Ricardo Marques, da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, parte desse fenômeno tem a ver com a paixão do brasileiro por telas grandes – na verdade, acrescento eu, paixão por telas maiores que a do vizinho, não importando muito aqui o quesito “qualidade de imagem”.

Os TVs de tela grande que estão chegando, quase todos importados, não vencem a demanda das lojas. Poucas conseguem sequer ter um exemplar para demonstração (fiz eu mesmo a prova esta semana), o que obriga o consumidor a 1) percorrer várias lojas até encontrar um para ver de perto; ou 2) simplesmente comprar sem ver, o que é sempre um risco. Já existem, inclusive, listas de espera para o modelo 4K, de 84″, da LG, que tem preço final estimado em R$ 40 mil e previsão de entrega para final de novembro.

Esse é o surpreendente mercado brasileiro.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago