Segundo leio no site do jornal O Globo, a ideia é implantar ali o primeiro sistema inteligente de controle de energia no Brasil. A iniciativa é da empresa espanhola Endesa e tem, claro, apoio da prefeitura local e da Aneel, agência reguladora do setor. Lançado oficialmente nesta quarta-feira, o projeto prevê a instalação de lâmpadas de led em vários pontos da cidade, podendo significar até 80% a menos no consumo, e de uma rede de gerenciamento de energia (smart grid). De início, cerca de 200 domicílios irão receber medidores inteligentes, com previsão de chegar a 10 mil em 2014. Mais: instalação de paineis solares, turbinas eólicas e implantação de cobrança por horário de consumo.
Segundo os coordenadores, será montado na cidade um Centro de Monitoramento e Pesquisa, aberto ao público, inclusive com carregador de energia para carros elétricos, de tal modo que a própria população possa acompanhar a evolução do projeto.
No papel, tudo uma beleza. Tomara que realmente funcione. Aos amigos que moram ou passam por Búzios, só peço que fiscalizem e nos mantenham informados. Afinal, são cerca de R$ 40 milhões em investimentos, que não podem ser desperdiçados.
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…
A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…
Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…
Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…