Categories: Uncategorized

Como funciona a maior loja do mundo

A propósito da chegada da Amazon ao Brasil, que comentamos ontem, vale a pena dar uma olhada neste vídeo, produzido pela rede americana ABC, que mostra em detalhes o funcionamento da empresa por dentro. É uma das “mágicas” que faz o sucesso da loja virtual.

A palavra “mágica” não está sendo usada aleatoriamente. O que esses caras fazem em termos de logística só se compara, talvez, ao controle de vôos em grandes aeroportos, ou a estratégias de guerra. Não é à tôa que um dos gerentes da Amazon, entrevistado pela ABC, é justamente um ex-militar especializado em logística (Josh Teeter, que aparece no vídeo). Em épocas de maior demanda, como o final de ano, a empresa contrata cerca de 50 mil trabalhadores temporários, para dar conta dos pedidos.

Segundo a Amazon, num único dia do ano passado – a chamada Cyber Monday, no final de novembro – foram vendidos (e entregues nas casas dos compradores) nada menos do que 17 milhões de itens, de CDs a brinquedos, de roupas e artigos de cozinha, de eletrônicos pesando dezenas de quilos a pen-drives. Este ano, o balanço ainda não foi divulgado, mas estima-se ter superado esse número.

Já houve denúncias de excessiva pressão sobre os funcionários da Amazon (que a empresa desmente), mas o fato é que nenhuma outra no mundo atinge seus níveis de pontualidade e eficiência na entrega daquilo que promete. Eu mesmo, mais de uma vez, já tive dinheiro devolvido por eles, em casos de entrega atrasada. E já ouvi o mesmo de amigos que se tornaram clientes (e fãs) da loja online fundada por Jeff Bezos. Na reportagem da ABC, fica claro que o segredo de tudo está na tecnologia – não há robos manipulando as mercadorias, e estas nem estão organizadas, ou separadas por tipo de produto. Mas todas são registradas em código de barras, com tal perfeição que é possível localizá-las em segundos até mesmo dentro de um armazém como o de Phoenix (foto acima), com mais de 400 mil metros quadrados (a Amazon possui 80 desses).

O próprio repórter da ABC, Neal Karlinsky, autor da matéria, quis tirar a prova ao vivo. Do portão, acionou seu tablet e fez o pedido de um DVD, para testar se o sistema funciona mesmo. Bingo! Dois dias depois, a caixa chegou a sua casa, localizada em Seattle, a quase 800km dali. “Parece mágica”, resumiu ele.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago