Categories: Uncategorized

LG prepara projetor a laser

Ainda sobre displays, recebi com surpresa, na semana passada, informação da LG sobre o lançamento de um TV a laser de 100 polegadas!!! Fui ver com mais atenção e descobri que não é bem um TV, mas um “sistema de projeção”, composto de tela e projetor externo (foto), do tipo ST (short-throw), que a LG chama de UST (ultra-short-throw). Essa é uma categoria de projetores que vem ganhando espaço nos últimos anos porque, ao contrário da maioria, combina também com ambientes pequenos. Instalados a uma distância de até 50cm da tela, esses aparelhos projetam imagens acima de 80″, alguns chegando a 120″.

Os leitores mais atentos devem se lembrar que, em 2008, comentamos aqui sobre os TVs a laser lançados pela Mitsubishi no mercado americano. Cheguei a ver alguns funcionando, e a sensação foi de que as imagens, embora extremamente brilhantes, careciam de contraste e definição (vejam este vídeo, que gravamos na época do lançamento). Pelo que apuramos, outro problema era o superaquecimento interno: um feixe de laser era usado para substituir as lâmpadas; após horas de uso contínuo, o gabinete esquentava demais, exigindo ventilação interna mais potente e, portanto, produzindo maior ruído (sem contar o desgaste precoce de alguns componentes).

A Mitsubishi – único fabricante que apostou nessa tecnologia – aposentou-a no ano passado. Agora, a LG surge com essa solução de projetor+tela, especificando a resolução em 1080p (Full-HD) e o contraste em 10.000.000:1, número que pode ser enganoso; se for “contraste dinâmico”, como a maioria dos fabricantes utiliza, não significa muita coisa, pois o que vale, mesmo, é o padrão ANSI, também conhecido como “contraste estático” ou “nativo”. O projetor, diz a LG, utiliza lâmpadas à base de laser com autonomia de 25 mil horas.

A empresa informa que o equipamento virá com todos os recursos smart dos TVs atuais, mas, curiosamente, nada diz o tipo de tela utilizado, nem sobre a previsão de lançamento.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago