Categories: Uncategorized

O carro e o conceito

É comum nos salões do automóvel, no mundo inteiro, os fabricantes mostrarem seus “carros-conceito”. Os especialistas já sabem que são veículos experimentais, cheios de inovações, mas que nunca chegarão ao mercado – quando chegam, são completamente diferentes daquilo que foi exibido.

Não sou especialista, e talvez por isso tenha ficado com água na boca (um de meus antigos professores de Português diria “estupefacto”) ao ver as imagens do Fun-Vii, que a Toyota apresentou no último Salão de Tóquio, mês passado. Mais do que um carro-conceito, é uma proposta de estilo de vida, em que a tecnologia desempenharia papel fundamental. Vejam só a lista de “itens de série”:

*Portas e janelas touchscreen: basta encostar o dedo para abrir ou fechar;

*Telas (também de toque) em todos os vidros internos, dando acesso a conteúdos diversos, à escolha do motorista e seus passageiros;

*Sensores anti-choque, que evitam colisões mesmo que o condutor perca o controle do carro;

*Comunicação sem fio com outros veículos;

*GPS com vídeo de alta definição, mostrando inclusive as condições do trânsito;

*Sensores de A.R. (realidade aumentada) para ampliar o tamanho dos objetos externos através do parabrisa;

*Atualização automática de software, via internet;

*Acionamento via smartphone.

O modelo apresentado (foto) tem lugar para apenas três pessoas, e as pessoas usadas no vídeo promocional parecem felizes da vida com seu novo “conceito”. E este outro vídeo mostra mais detalhes. Já dá pra imaginar os anúncios na TV quando (e se) for lançado esse carro, literalmente do outro mundo: o alegre proprietário desfila pelas ruas e ninguém consegue tirar os olhos dele, até que estaciona em frente a uma mansão ou prédio de luxo, de onde sai uma mulher deslumbrante para encontrá-lo.

Isso, sim, é que é conceito.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

5 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago