No evento da LG, conversei também com Pablo Vidal, diretor de marketing da empresa, que ocupou o mesmo cargo na LG Espanha e desde o ano passado está no Brasil. Com sua larga experiência em marketing, Vidal foi encarregado de executar a estratégia da LG para desbancar sua grande rival Samsung da liderança. Já comentamos aqui sobre a disputa histórica entre as duas gigantes coreanas. Até agora, a Samsung – que como grupo é muito maior – tem conseguido se manter à frente.
O maior campo de batalha, é claro, está no segmento de TVs. A decisão da LG foi sair sempre na frente com produtos novos, como aconteceu com o TV 4K, lançado em novembro nos principais mercados internacionais, e deve se repetir agora com o OLED. “É a forma que visualizamos para crescer nossa participação no mercado”, me disse Vidal. “Precisamos dominar as novas tecnologias e trazer para o Brasil tudo que há de mais avançado. Não apenas em TVs, mas em smartphones, linha branca etc. O consumidor acaba percebendo que estamos à frente da concorrência.”
Outro assunto que comentei com Vidal foi a questão do aumento do consumo, que para alguns parece artificial, já que direcionado pelo governo. Será que isso se sustenta? Continuará a chamada classe C comprando como fez até agora? “Sim”, responde o executivo da LG. “As pessoas estão conseguindo satisfazer suas necessidades. Isso fica claro nas pesquisas que realizamos para saber o que deseja o consumidor. Costumo dizer que todos os nossos produtos têm que ser premium, mesmo aqueles mais acessíveis. Premium não significa, necessariamente, caro. Precisamos ter produtos para todo tipo de consumidor.”
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Seria bom se eles também se tornassem lideres em bom atendimento aos clientes. Não adianta só vender e não prestar assistência técnica adequada.
Produtos mais duráveis também seria bom.