Categories: Uncategorized

TV paga rumo ao interior

A TV paga no Brasil está crescendo em direção às cidades de médio porte. Pelos dados da Anatel, divulgados nesta segunda-feira, Mato Grosso foi o estado com percentual de crescimento mais alto na venda de assinaturas: 8,2%, contra 2,9% de São Paulo e Rio, por exemplo. Claro, não estamos falando em quantidades: enquanto há mais de 6,4 milhões de domicílios paulistas recebendo o serviço, e mais de 2,3 milhões de cariocas, os matogrossenses têm apenas 183 mil. Mas, proporcionalmente, é em estados como Mato Grosso, Goiás e Tocantins que está o maior potencial.

Como já comentamos aqui, esses são territórios típicos das pequenas e médias operadoras e provedores de banda larga. No total, as operadoras fecharam março de 2013 com 16.809.274 assinantes, o que representa 3,8% de expansão sobre dezembro de 2012. Comparando os dados por estado, constatamos que os percentuais mais altos foram os de Mato Grosso (8,2%), Tocantins (8%), Acre (7%), Mato Grosso do Sul (6,7%), Goiás (6,5%), Pará e Paraná (ambos com 6% cada). Na comparação por região, temos:

                                          Centro-Oeste………… 6,3%

                                          Sul………………………. 5,3%

                                          Norte…………………… 4,1%

                                           Nordeste………………… 4%

                                          Sudeste…………………. 2,9%

É curioso também conferir os dados de março último com os de um ano atrás (março de 2012). De novo, Mato Grosso foi o campeão de crescimento, com 52%, seguido por Tocantins (49%) e Pará e Pernambuco (43%). No total, a expansão do serviço nesses doze meses foi de 22,9%. Com um detalhe: este primeiro trimestre de 2013 foi o mais fraco desde 2010, com 621 domicílios sendo conectados. Vejam:

                                         2010……………………… 5,9%

                                        2011………………………. 6,6%

                                        2012……………………… 7,3%

                                        2013……………………… 3,8%

Será esse um sinal de que a classe C está perdendo o fôlego? Saberemos nos próximos levantamentos. Nos próximos dias, vamos analisar outros aspectos das estatísticas, inclusive a acirrada competição entre as operadoras. Enquanto isso, para quem se interessa pelo assunto recomendo uma visita ao nosso hot site TV por Assinatura.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • eu acho que um dia todos terão tv de assinatura,internet e celular(3 por habitante),a pesquisa deverá ser ao contrário,
    quem não tem

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

6 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago