Categories: Uncategorized

Correndo atrás do VoD

As estatísticas disponíveis são unânimes: no mundo inteiro, as pessoas assistem cada vez mais a vídeo. Sejam os vídeos pessoais, que circulam pelas redes e muitos colocam no YouTube, sejam os sites de compartilhamento onde se encontram vídeos até de graça, sejam as lojas virtuais (iTunes, Amazon, Netflix), o vídeo – como diz meu amigo Antonio Salles, especialista na matéria – é a grande “novidade” do mercado.

Se essa é a realidade mundial, imaginem no Brasil, onde 90% da população é fissurada por televisão (uma das formas de distribuição de vídeo). Não é coincidência que quase todas as operadoras de TV por assinatura, e mesmo as principais emissoras abertas, estejam expandindo a oferta de conteúdos sob demanda. VoD (Video-on-Demand) é a palavra da hora, e quem conseguir oferecer a melhor e maior variedade de serviços nesse formato tem tudo para liderar o mercado.

Apenas nas últimas semanas, vejam o que foi anunciado no Brasil em VoD:

Globosat – A maior programadora nacional, que foi a primeira a investir em VoD, com o serviço Muu, não está economizando nessa área. Utiliza a força de suas marcas Telecine e GNT para atrair mais parceiros. Um dos acordos (com Sony Music e Universal Music) prevê a criação do canal +BIS, dedicado a distribuir shows e documentários sobre música. Será um serviço do tipo S-VoD, ou seja, sob demanda mas com pagamento de assinatura mensal. Receitas culinárias, esportes e conteúdos culturais também estão sendo direcionados a canais específicos de VoD, onde o assinante das operadoras que exibem os canais Globosat poderá, na prática, escolher o quê e quando assistir.

(Cabe aqui uma observação. De todas as empresas brasileiras de TV paga, a Globosat é certamente aquela que tem melhores condições de explorar o formato VoD, devido à enorme quantidade de conteúdos produzidos pelos seus canais – e é justo incluir aí o que sai da própria TV Globo. Vai ser difícil alguém competir).

Claro TV – A um passo de unificar suas operações com a Net (ambas agora pertencem ao mesmo dono, o grupo mexicano America Móvil), a Claro ainda pode distribuir os mesmos conteúdos do Now, da própria Net, que foi o primeiro serviço VoD do país. Seu serviço Claro Vídeo libera esses conteúdos para serem vistos em smartphones, tablets e notebooks, o que interessa à estratégia do grupo de roubar clientes, por exemplo, da Telefônica (hoje Vivo) e da Oi.

Vivo TV – Assim como a Claro, a operadora que herdou os assinantes da Telefônica e da TVA está agora distribuindo conteúdo pelos TVs smart da Samsung. E seu serviço Vivo Play já atinge usuários do videogame Xbox, além dos que possuem aparelhos portáteis de acesso à web. Maior operadora de celular do pais, a Vivo luta para manter sua enorme base de assinantes, mais do que nunca assediados pelas concorrentes.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

4 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago