Este ano, os primeiros lugares são ocupados pelos nomes de sempre: Shell, Wal-Mart, Exxon, BP. A surpresa, se é que cabe a palavra, é o aumento do número de empresas chinesas (das brasileiras, lá estão Petrobrás, Vale, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú). Pesquisando o que nos interessa mais de perto, notei que os grandes fabricantes de eletrônicos de consumo continuam bem à frente dos conglomerados de mídia e também das operadoras de telecom (o que inclui TV paga). Não quer dizer que sua situação seja melhor: a Fortune divulga também um ranking das “empresas mais lucrativas”, e aí os fabricantes não têm muitos motivos para sorrir (confira aqui).
Para o Fortune 500, vale mesmo o faturamento, ou seja, as vendas de todos os produtos de cada empresa no mundo inteiro, em bilhões de dólares, no ano (2012). Resolvi então separar as empresas por ramo de atividade: fabricantes, operadoras, grupos de mídia e empresas de informática e/ou serviços de T.I. Claro, é uma classificação arbitrária. A Apple, por exemplo, ao mesmo tempo fabrica equipamentos e vende serviços (dizem que a loja iTunes é seu produto mais lucrativo). Por sua vez, os fabricantes cada vez mais são multimídia: Samsung, Sony, Panasonic e seus concorrentes produzem TVs, computadores, celulares e por aí vai.
De qualquer modo, são interessantes as comparações. Pode-se ver, por exemplo, que a diferença entre Microsoft e Google, apesar de tudo que se publica a respeito, ainda é de US$ 20 bilhões. E que uma Apple equivale a três Dells; e uma Samsung fatura seis vezes mais que uma Sharp (a lista completa está aqui). Dêem uma olhada nos quadros:
1.Fabricantes de eletrônicos em geral:
NOME |
PAÍS-SEDE | POSIÇÃO | FATURAMENTO |
SAMSUNG |
Coreia do Sul | 14 |
178.6 |
PANASONIC |
Japão | 83 | 87.9 |
SONY | Japão | 94 |
81.9 |
TOSHIBA |
Japão | 126 | 81.9 |
LG |
Coreia do Sul | 225 |
45.2* |
PHILIPS | Holanda | 347 |
32.6 |
SHARP |
Japão | 383 |
29.8 |
CHINA ELECTRONICS |
China |
395 | 29.0 |
*Não inclui o faturamento da LG Display, colocada em 447° lugar no ranking, com US$ 26,1 bilhões.
2.Fabricantes de computadores, tablets e produtos de informática:
NOME |
PAÍS-SEDE | POSIÇÃO | FATURAMENTO |
APPLE |
EUA | 19 | 156.5 |
HON HAI | Taiwan | 30 |
132.1 |
HP |
EUA | 43 | 120.4 |
DELL | EUA | 165 |
56.9 |
QANTA |
China | 321 |
34.4 |
LENOVO | Taiwan | 329 |
33.9 |
3.Operadoras de telecom, banda larga e TV por assinatura:
NOME |
PAÍS-SEDE | POSIÇÃO | FATURAMENTO |
AT&T |
EUA | 34 | 127.4 |
VERIZON | EUA | 48 |
115.8 |
TELEFÔNICA |
Espanha | 97 | 80.1 |
DEUTSCHE TELEKOM | Alemanha | 105 |
74.8 |
VODAFONE |
Reino Unido | 124 | 70.2 |
COMCAST | EUA | 145 |
62.6 |
AMÉRICA MÓVIL |
México | 158 | 58.9 |
FRANCE TÉLÉCOM | França | 170 |
55.9 |
CHINA TELECOMM |
China | 182 | 53.4 |
KDDI | Japão | 233 |
44.1 |
TELECOM ITALIA (TIM) |
Itália | 281 | 38.3 |
SPRINT-NEXTEL | EUA | 310 |
35.3 |
DIRECTV | EUA | 386 |
29.7 |
4.Empresas de internet e/ou serviços de T.I.:
NOME |
PAÍS-SEDE | POSIÇÃO | FATURAMENTO |
MICROSOFT |
EUA | 110 | 73.7 |
AMAZON |
EUA | 149 |
61.1 |
EUA | 189 |
52.2 |
|
CISCO |
EUA | 220 | 46.1 |
INGRAM | EUA | 285 |
37.8 |
ORACLE |
EUA | 294 |
37.1 |
TECH DATA | EUA | 463 |
25.4 |
5.Conglomerados de mídia:
NOME |
PAÍS-SEDE | POSIÇÃO | FATURAMENTO |
DISNEY |
EUA | 248 | 42.3 |
VIVENDI |
França | 289 |
37.3 |
NEWS CORP | Reino Unido | 332 |
33.7 |
TIME WARNER | EUA | 402 |
28.7 |
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…