Categories: Uncategorized

Guerra de preços, de novo?

Para não perder espaço na corrida dos TVs 4K, a Sony estaria prestes a cortar fortemente os preços internacionais, abrindo uma nova guerra contra os fabricantes coreanos. A notícia, divulgada hoje em alguns sites de tecnologia, espalhou-se rapidamente – até agora, nenhuma confirmação. A informação é que os recém-lançados modelos Bravia X9, de 55 e 65 polegadas, cairiam para US$ 4.000 e US$ 5.500, respectivamente (os preços atuais são US$ 5.000 e US$ 7.000); além disso, dois outros modelos seriam lançados, nos mesmos tamanhos, mas a US$ 3.500 e US$ 5.000.

Tudo isso seria uma resposta à agressividade com que LG e principalmente Samsung reduziram seus preços no mercado americano nas últimas semanas, atendendo a pressões das grandes redes de varejo. O que chamou mais atenção foi a decisão da Samsung em relação ao TV OLED de 55″, um dos mais aguardados do ano (detalhes aqui). Os varejistas americanos também estariam reagindo à enxurrada de TVs 4K vindos da China, a preços até abaixo de 1.000 dólares, o que é absolutamente insano.

Claro, vamos ter de aguardar notícias mais detalhadas para saber até que ponto essa “guerra de preços” está mesmo começando. A princípio, me parece fora de propósito: se os fabricantes estão lançando TVs mais avançados justamente para aumentar suas margens, não faria sentido cortar preços agora, em produtos que mal chegaram às lojas. A Sony, aliás, teria outros trunfos para competir nesse segmento: está com cerca de 100 filmes de sucesso recente (da Sony Pictures) prontos para lançar em 4K, e que só poderão ser assistidos através de seu serviço de streaming. Valeria a pena bancar esses lançamentos para promover a venda dos TVs. Ou não?

A propósito, vejam aqui a situação dos TVs 4K no Brasil.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

5 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago