Categories: Uncategorized

Agora é oficial: Panasonic fora do plasma

Deve ter sido com dor no coração que executivos da Panasonic anunciaram nesta quinta-feira, em Osaka (sede do grupo), o fim da tecnologia de plasma. A notícia havia sido antecipada pela agência Reuters na semana passada, conforme comentamos aqui, mas fora desmentida pela empresa. Inútil. A triste decisão era irreversível, nem tanto pela qualidade e o potencial do plasma no mercado, e mais pela atual situação da empresa, que não tem mesmo como bancar seu desenvolvimento.

Em comunicado oficial, a Panasonic Corporation justifica que a medida faz parte de sua “estratégia de crescimento” e culpa a crise econômica iniciada em 2008, com a quebra do banco americano Lehman Brothers, pela queda na semanda por displays de plasma. As vendas, inclusive para o segmento corporativo, serão encerradas em março, final do atual ano fiscal. O grupo promete criar “novos produtos de grande apelo” para suprir seus clientes, mas não especifica quais – um deles provavelmente é o OLED.

Curiosamente, a Samsung acaba de lançar no mercado brasileiro seis – isso mesmo: seis – novos TVs de plasma, com tamanhos entre 43 e 64 polegadas, e a preços bem atraentes. A própria Panasonic trouxe recentemente seu badalado TV VT60, de 65″, que agora provavelmente poderá ser adquirido em promoções pelo Brasil afora (embora não sejam muitas as unidades disponíveis). Nos testes comparativos que já fizemos, os plasmas continuam sendo superiores aos LED-LCDs, ainda que estes tenham melhorado significativamente.

Vamos ver se Samsung e LG sustentam a promessa de continuar investindo em plasma.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Parece ser a "maldição da Kuro".

    A Pioneer tinha a melhor tv do mundo mas isso não bastou para que afundasse seu setor de displays.

    A Panasonic que até então ia muito bem,adquiriu essa tecnologia e,mesmo tendo a melhor tv,só viu crescerem seus prejuízos.Até chegar onde chegou.

    É uma pena...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago