Categories: Uncategorized

Conta do 4G vai sair em R$ 1 bilhão

Um bilhão de reais: é quanto o governo deve gastar com subsídios à compra de receptores para TV Digital quando fizer o switch-off, como é chamado o desligamento oficial das transmissões de TV analógica. O cálculo é do site Convergência Digital, baseado em consultas a especialistas. Num exemplo clássico de falta de planejamento, o Ministério das Comunicações teve que assumir esse “mico”, após a queda de braço entre emissoras e operadoras (mais detalhes aqui).

Segundo a Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão), existem hoje no país 110 milhões de aparelhos de TV, mas somente 30 milhões têm capacidade de receber o sinal digital. Quase todos os TVs à venda atualmente vêm com receptor interno, mas quem comprou seu aparelho há mais de dois ou três anos precisa acoplar um receptor externo – e, em boa parte dos casos, cruzar os dedos. É essa massa de famílias que pode ficar sem sinal nenhum em 2018, quando os transmissores terão de ser desligados. Para que isso não aconteça, o governo planeja dar subsídio às famílias carentes; estas ganhariam de presente um receptor digital.

As emissoras, é claro, nem cogitam perder essa enorme parcela da audiência. Por isso, pressionaram e o governo decidiu assumir o custo. Tentará transferi-lo às operadoras de celular 4G quando for realizado o já famoso leilão da faixa de 700MHz. Vamos ver se consegue.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago