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O bug do TV espião (já corrigido)

Um blogueiro inglês provocou boa polêmica esta semana ao divulgar que seu televisor o estava espionando! Era um modelo smart da LG (ao lado, uma das imagens que ele publicou) em que, ao lado dos já conhecidos ícones de aplicativos, aparecia um anúncio de caldos Knorr!!! Doctor Beet – este o “nome de guerra” do cidadão – resolveu investigar mais a fundo e descobriu que, entre os apps, havia um vídeo da própria LG explicando como funciona o software Smart Ad implantado no aparelho. Literalmente:

“O Smart Ad, da LG, analisa os programas favoritos dos usuários, seu comportamento online, suas palavras-chave de busca e outras informações para oferecer anúncios relevantes a determinados públicos. Por exemplo, o LG Smart Ad pode exibir roupas bonitas para homens ou cosméticos e perfumes para mulheres. Além disso, oferece relatórios sobre resultados dos anúncios, algo que as transmissões de TV ao vivo não conseguem fazer. Isso permite identificar melhor a eficiência da publicidade.”

Ou seja, o TV vem preparado para espionar a vida do usuário e fornecer informações a potenciais anunciantes. Mais ou menos o que fazem Google, Facebook, Twitter e quase todas as empresas de internet atualmente. Fuçando nos menus de seu TV, o blogueiro descobriu a opção Collection of watching info, que veio ativada de fábrica; ao desativá-la, teoricamente, o usuário faria desaparecer o tal anúncio. Mas Doctor Beet, que entre outras coisas é um conhecido hacker, notou que, mesmo desativando, o aparelho continuava enviando informações a um servidor da LG.

Ao entrar em contato com o fabricante, o blogueiro recebeu um pedido de desculpas e foi orientado a “procurar o revendedor”. Claro que não ficou satisfeito e resolveu colocar a boca no trombone, digo, na internet, onde esse tipo de denúncia se espalha como faísca. Na verdade, a suspeita de que TVs conectados à internet podem servir como “espiões” existe desde sempre; afinal, dentro de cada um deles funciona um computador, que entra na web exatamente como fazem os PCs e Macs da vida.

Como já disse Vint Cerf, um dos pais da internet: “Privacidade online? Esqueça”.

Atualização: nesta sexta-feira, segundo a agência de notícias AFP, a LG distribuiu comunicado em Seul informando que está atualizando o firmware de seus TVs smart, após detectar o mesmo problema em outras unidades.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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