A Sony, patrocinadora do evento e que fornece todos os equipamentos para as transmissões, está trabalhando em conjunto com a TV Globo e com a japonesa NHK, entre outras empresas, para viabilizar o projeto. Mas, se acontecer, será apenas na Copa. Quanto a transmissões regulares em 4K, parece que outras ameaças pairam no ar. Segundo o site Tela Viva, as emissoras brasileiras incluíram essa questão na lista de queixas contra o governo por causa da disputa em torno das frequências de 700MHz. “Da forma como está, vamos morrer com o padrão atual”, disse o presidente da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), Olimpio José Franco, em audiência pública sobre o assunto no Senado.
Ele se refere, naturalmente, ao padrão SBTVD, derivado do japonês ISDB-T, que trabalha na resolução máxima de 1.920 x 1.080 pixels (Full-HD). Para transmitir o sinal Ultra-HD (3.840 x 2.160), será preciso ampliar as faixas de frequência disponíveis. As emissoras querem que o governo mantenha com elas a faixa entre os canais 7 e 13, usados nas transmissões analógicas, argumentando que esses podem acomodar sinais digitais de 4K e até 8K. “Se o celular 4G precisa de banda, a televisão digital também precisa, para evoluir”, diz Franco.
Pois é, assim vamos conhecendo mais detalhes desse imbroglio em que o governo transformou a criação de novas redes de celular 4G, conforme comentamos aqui outro dia. Quem está ansioso para ver imagens em 4K vai precisar de muita paciência.
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…
Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
View Comments
Olá Senhor Orlando Barrozo .
4 k ,no Brasil rsr kkkrs kkkk uma piada ..... Resido no Estado do ES, e até hoje somente na capital (Vitoria)imgens em FULL HD e vou além ; Brasil na minha opinião é um país de quinto Mundo , enquanto estão tentando enganar amuitos e colocar entre as grandes forças mundiais !!
Aqui tentam querer acompanhar a evolução tecnológica dos grandes centros , mas é tudo deficitário e problemas nos sistemas é o que mais tem ; resumindo ; vc paga por x direito e nem é atendido em muitos casos !!
Como bom Brasileiro , imagens em 4k , pode esqueçer por longo tempo , vamos nos contentando com as imgens em FULLHD . Pra mim , tv 4k , somente se tiver mídias disponiveis em ULTRAHD e pelo jeito vai demorar tambem, prova que panasonic , Sony,. Lg ,Samsung e outras ja estão pressionando a gravação de filmes em 4k para que realmente seja acelerado a venda de tvs em 4k
Grato pelas informações e se eu estiver errado,Orlando , que o mesmo me corrija . Saudações .
O conteúdo da televisão aberta, brasileira, é muito pobre para atrair atenção dos usuários para o 4K, além do que tal melhoria só será mais apreciada para ecrãs maiores de 55", abaixo disto nosso 1080i já está de bom tamanho. Haja visto que até hoje a poderosa Globo, a TV mais abrangente no país, ainda teima em transmitir muitos dos seus programas populares no formato nativo 480i, ou quando usa a qualidade HD utiliza tela no tamanho 4:3 e não no natural 16:9 de hoje. É uma pena que para aparelhos de TV teremos 4k disponível apenas na tecnologia LCD/Leds, e não na melhor de todas, Plasma, ou na mais moderna OLED, que ainda custa a hipoteca da casa...