Categories: Uncategorized

A semana da black pilantragem

Alguns sites de compras estão anunciando sua “black week”, que vai até domingo. Ou seja, ampliaram o conceito americano da “black friday”, que deu tantos problemas no ano passado ao ser copiado por sites brasileiros. Agora, quem quiser correr riscos em suas compras tem não apenas um dia, mas a semana inteira para fazê-lo.

Só que, oportunamente, a Fundação Procon se antecipou e já divulgou uma lista de 325 endereços não recomendados a pessoas de bem. Baseado em pesquisas e denúncias, o orgão de defesa do consumidor também está reforçando as orientações sobre esse tipo de comércio, tão nefasto. Suas dicas chegam a ser banais: deveriam estar na cabeça de todo mundo. Mas, uma pena, não estão. Vejam só:

*Ao entrar num site de compras, procure a identificação da empresa responsável (razão social, CNPJ, endereço, telefone etc);

*Nunca adquira nada em sites que não dão a opção de pagamento com cartão de crédito;

*Dê preferência a sites recomendados por pessoas conhecidas;

E por aí segue (mais detalhes no site do Procon). Mas há um item que faço questão de repetir aqui: “Desconfie quando a oferta for vantajosa demais”. Por incrível que pareça, é enorme a quantidade de pessoas que caem nessa armadilha, ano após ano. É a famosa Lei de Gerson, a vontade de levar vantagem, sempre, sem medir riscos nem consequências. Uma praga bem brasileira, como tantas outras.

Em tempo: o site Convergência Digital publicou aqui a lista dos 325 sites “condenados” pelo Procon. Vale a pena guardar e consultar.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago