Categories: Uncategorized

Ensinando a ouvir música

Conversando com técnicos da THX aqui em Las Vegas, surgiu um tema inevitável: a (má) qualidade do áudio que se ouve atualmente. Não por culpa dos aparelhos, é claro, mas pela falta de referência musical da maioria dos usuários. A empresa, além de seus vários programas de certificação e de treinamento, faz um trabalho pouco divulgado de consultoria a alguns fabricantes no desenvolvimento de produtos com melhor padrão (um deles é um amplificador compacto para mídias digitais, sobre o qual falaremos mais à frente).

Mas o assunto surgiu em função da grande quantidade de caixas acústicas compactas e fones de ouvido em exposição aqui na CES. Se, alguns anos atrás, a moda era produzir clones do iPod, parece que agora todo mundo decidiu reinventar a caixa acústica, colocando dentro dela um pequeno amplificador e passando a chamá-la de “sistema de áudio”. Para quem está acostumado a ouvir apenas iPod e congêneres, com fones comprados na esquina, o “upgrade” até que é razoável.

Só que as coisas mudam. Entidades como AES (Audio Engineering Society), WiSa (Wireless Speaker and Audio Association) e a própria CEA (Consumer Electronics Association), que organiza a CES, vêm divulgando pesquisas em que muitos usuários dizem já terem notado a diferença. Por isso, os fones de ouvido voltaram a ser bem vendidos, inclusive os de padrão high-end (dentro das devidas proporções de quantidade).

Essas pesquisas mostram, por exemplo, que os jovens até 25 anos – principais adeptos da música digital – são também aqueles que mais frequentam shows ao vivo. E é nessa hora que se pode perceber mais claramente as limitações de uma gravação mal feita, ou de uma reprodução abaixo da crítica. Como sabemos desde a infância, nada melhor para educar os ouvidos do que… isso mesmo: ouvir, ouvir muita música bem executada, bem gravada e bem reproduzida. Ao vivo, então, melhor ainda.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago