Categories: Uncategorized

Automação para todos os gostos (e bolsos)

Como se sabe, a CES não é propriamente um evento de automação. Nessa categoria, há diversos outros mais importantes. Mas abriu de tal forma seu guarda-chuva sobre tantos segmentos da indústria eletrônica que não há como escapar: até pequenas empresas de projetos acabaram participando. Alimentados pelos consórcios que detêm os principais protocolos de conexão (Z-Wave e Zigbee), vários expositores demonstraram os avanços nessa área.

Dos grandes, quem mais parece adiantada nesse campo é a Samsung, que exibiu em Las Vegas uma solução chamada Lumen, a ser comercializada na forma de um painel de parede ou de um aplicativo para smartphone e tablet. A ideia é que, ao comprar um aparelho da marca, o usuário possa integrá-lo ao seu módulo de controle. Isso valeria, por exemplo, para os refrigeradores e lavadoras de roupa que a Samsung apresentou na CES – a Feira agora está aberta também ao setor de eletrodomésticos.

Na teoria, o painel de toque Lumen pode comandar qualquer qualquer aparelho que possua sensor sem fio, como ar condicionado, lâmpadas de led smart, câmeras de segurança e até um aspirador de pó que percorria o estande da Samsung, com jeito de robô (sem falar nos aparelhos de áudio e vídeo, é claro). Não sem razão, funcionários da empresa chamavam o painel (que lembra um interruptor de parede comum) de “smart home controller”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago