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Futuro da Sony gera suspense

Nesta quinta-feira, a Sony deve divulgar em Tóquio seu balanço do último trimestre de 2013, e segundo as previsões serão resultados decepcionantes. Terminando seu segundo ano à frente do grupo, o simpático CEO Kazuo Hirai não está conseguindo reverter a tendência de queda na divisão de TVs. Pior: os números também estão vermelhos na linha de computadores. A notícia do dia no Japão foi que o grupo colocou à venda a divisão Vaio, que seria adquirida por um fundo de investimentos local. Junto com esse torpedo, desmentido pela Sony, vieram rumores de que os PCs já estão dando prejuízo há algum tempo, a tal ponto de que no ano passado a divisão foi oferecida à chinesa Lenovo.

É muita notícia ruim para uma empresa só em tão curto espaço de tempo. “Parece que eles não conseguem enxergar o tamanho do mercado, nem os preços, nem os movimentos dos concorrentes, nem para onde estão indo”, analisou um consultor entrevistado pelo The Wall Street Journal. “E o pior é que vem sendo assim nos últimos anos”, acrescentou. É o tipo de comentário que costuma derrubar cabeças, além – é claro – as cotações das ações. O jornal acrescenta que a Sony já tentou várias vezes se desfazer da divisão de PCs, sem sucesso. Os interessados desistem ao analisar os números desse segmento: com a febre dos tablets, as vendas de computadores não param de cair.

Números: a linha Vaio faturou US$ 4,92 bilhões no atual ano fiscal, que se encerra em março, mas fecha com prejuízo na casa US$ 500 milhões. O mercado no geral caiu 10% em 2013, sendo que a Sony não consegue aumentar sua participação, estacionada há dez anos na casa dos 2%. Nos últimos três anos, suas vendas declinaram 33%.

Originalmente, V.A.I.O. significava Video Audio Integrated Operation, ou seja, seria uma linha de computadores voltada ao entretenimento, capaz de facilitar o acesso aos filmes da Sony Pictures, às séries da Sony Television e ao fantástico catálogo da Sony Music. De certa forma, essas atribuições foram “engolidas” pelo PlayStation e, agora, pelos tablets Xperia. O que fazer então?

Não devem estar sendo muito tranquilas as noites de mr. Hirai e seus executivos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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