É muita notícia ruim para uma empresa só em tão curto espaço de tempo. “Parece que eles não conseguem enxergar o tamanho do mercado, nem os preços, nem os movimentos dos concorrentes, nem para onde estão indo”, analisou um consultor entrevistado pelo The Wall Street Journal. “E o pior é que vem sendo assim nos últimos anos”, acrescentou. É o tipo de comentário que costuma derrubar cabeças, além – é claro – as cotações das ações. O jornal acrescenta que a Sony já tentou várias vezes se desfazer da divisão de PCs, sem sucesso. Os interessados desistem ao analisar os números desse segmento: com a febre dos tablets, as vendas de computadores não param de cair.
Números: a linha Vaio faturou US$ 4,92 bilhões no atual ano fiscal, que se encerra em março, mas fecha com prejuízo na casa US$ 500 milhões. O mercado no geral caiu 10% em 2013, sendo que a Sony não consegue aumentar sua participação, estacionada há dez anos na casa dos 2%. Nos últimos três anos, suas vendas declinaram 33%.
Originalmente, V.A.I.O. significava Video Audio Integrated Operation, ou seja, seria uma linha de computadores voltada ao entretenimento, capaz de facilitar o acesso aos filmes da Sony Pictures, às séries da Sony Television e ao fantástico catálogo da Sony Music. De certa forma, essas atribuições foram “engolidas” pelo PlayStation e, agora, pelos tablets Xperia. O que fazer então?
Não devem estar sendo muito tranquilas as noites de mr. Hirai e seus executivos.
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