Vejam quantas sacadas num tiro só. Big Brother é o personagem principal do livro mais famoso de Orwell, “1984”, escrito na década de 1940 e com sinistras previsões – inspiradas no nazismo e no comunismo – sobre o futuro da humanidade (algumas delas, infelizmente, confirmadas). A equipe reunida por Steve Jobs e seu fiel colaborador, Lee Clow, dono da agência de publicidade Chiat/Day, tendo à frente o cineasta Ridley Scott (Blade Runner, O Gladiador), produziu uma das obras-primas da TV e da publicidade mundiais. Aproveitaram o evento mais concorrido da televisão americana, o Super Bowl 1984, na época assistido por umas 50 milhões de pessoas, para veicular o filme.
Uma ideia e uma realização revolucionárias, para um produto idem (a história é contada em detalhes na Wikipedia). Lembro de só ter vivido sensação igual mais de vinte anos depois, ao ver o filme de lançamento do iPhone. Mas essa é outra história.
Tudo isso para passar aqui os links do filme criado agora por Clow em parceria com Jake Scott, filho de Ridley, para a comemoração dos 30 anos do Mac. Prestem atenção: a Apple garante que tudo foi filmado num único dia, por 15 equipes enviadas a lugares diferentes do planeta, que enviaram o material captado a uma produtora em Los Angeles, onde Scott e uma equipe de 17 editores editaram tudo no mesmo dia.
Detalhe crucial: todas as captações foram feitas com iPhones, não com câmeras de vídeo convencionais. Vendo as imagens, dá para acreditar?
Divirtam-se: vídeo principal, vídeo complementar e making of.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…