Categories: Uncategorized

Quem precisa de uma câmera?

Para comemorar os 30 anos do computador Macintosh, a Apple criou uma campanha digna de um lançamento atual. A atenta e fidelíssima comunidade dos applemaníacos se encarregou de espalhar o “evento” pelo mundo, via redes sociais. Não deixa de ser uma data marcante, bastando lembrar o fantástico filme de televisão, exibido no intervalo do Super Bowl (24 de janeiro de 1984), que apresentou à maioria dos terrestres da época a figura do Big Brother criado por George Orwell.

Vejam quantas sacadas num tiro só. Big Brother é o personagem principal do livro mais famoso de Orwell, “1984”, escrito na década de 1940 e com sinistras previsões – inspiradas no nazismo e no comunismo – sobre o futuro da humanidade (algumas delas, infelizmente, confirmadas). A equipe reunida por Steve Jobs e seu fiel colaborador, Lee Clow, dono da agência de publicidade Chiat/Day, tendo à frente o cineasta Ridley Scott (Blade Runner, O Gladiador), produziu uma das obras-primas da TV e da publicidade mundiais. Aproveitaram o evento mais concorrido da televisão americana, o Super Bowl 1984, na época assistido por umas 50 milhões de pessoas, para veicular o filme.

Uma ideia e uma realização revolucionárias, para um produto idem (a história é contada em detalhes na Wikipedia). Lembro de só ter vivido sensação igual mais de vinte anos depois, ao ver o filme de lançamento do iPhone. Mas essa é outra história.

Tudo isso para passar aqui os links do filme criado agora por Clow em parceria com Jake Scott, filho de Ridley, para a comemoração dos 30 anos do Mac. Prestem atenção: a Apple garante que tudo foi filmado num único dia, por 15 equipes enviadas a lugares diferentes do planeta, que enviaram o material captado a uma produtora em Los Angeles, onde Scott e uma equipe de 17 editores editaram tudo no mesmo dia.

Detalhe crucial: todas as captações foram feitas com iPhones, não com câmeras de vídeo convencionais. Vendo as imagens, dá para acreditar?

Divirtam-se: vídeo principal, vídeo complementar e making of.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago