Categories: Uncategorized

ABNT cria uma norma para cabeamento

Estudada desde 2011, foi finalmente publicada a primeira norma ABNT para instalações que envolvam cabeamento estruturado. O Brasil estava atrasado nesse campo, e graças a um grupo de especialistas liderado pelos engenheiros Paulo Marin e Paulo Dal Bó, que trabalharam arduamente nesse projeto, agora os profissionais do setor têm uma referência confiável.

A NBR 16264:2014 estabelece uma série de parâmetros para cabeamento em casas e edifícios residenciais; para prédios comerciais e data centers, já está em vigor desde 2012 a NBR 14565. Ambas têm a mesma finalidade: orientar projetistas e instaladores nos procedimentos e na escolha dos produtos. Profissionais interessados podem (e, claro, devem) acessar a íntegra do documento, neste link.

Mas o que mais me chamou a atenção foi descobrir que, embora não tenha a força de uma lei, como acontece em outros países, a Norma significa um importante avanço nas relações entre usuários e prestadores de serviço. A partir de agora, se você descobrir uma falha no cabeamento de sua casa ou prédio, pode usar a 16264 para cobrar de quem projetou e/ou executou a obra.

Ou seja, não há mais desculpa para trabalho mal feito.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago