Estudada desde 2011, foi finalmente publicada a primeira norma ABNT para instalações que envolvam cabeamento estruturado. O Brasil estava atrasado nesse campo, e graças a um grupo de especialistas liderado pelos engenheiros Paulo Marin e Paulo Dal Bó, que trabalharam arduamente nesse projeto, agora os profissionais do setor têm uma referência confiável.
A NBR 16264:2014 estabelece uma série de parâmetros para cabeamento em casas e edifícios residenciais; para prédios comerciais e data centers, já está em vigor desde 2012 a NBR 14565. Ambas têm a mesma finalidade: orientar projetistas e instaladores nos procedimentos e na escolha dos produtos. Profissionais interessados podem (e, claro, devem) acessar a íntegra do documento, neste link.
Mas o que mais me chamou a atenção foi descobrir que, embora não tenha a força de uma lei, como acontece em outros países, a Norma significa um importante avanço nas relações entre usuários e prestadores de serviço. A partir de agora, se você descobrir uma falha no cabeamento de sua casa ou prédio, pode usar a 16264 para cobrar de quem projetou e/ou executou a obra.
Ou seja, não há mais desculpa para trabalho mal feito.
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…