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O TV mais largo do mundo

Três metros e catorze centímetros: é quanto mede de largura o display 4K da LG de 105 polegadas, de uso comercial, que acaba de ser lançado nos EUA. Tínhamos visto o brinquedinho na CES, mas até então não havia expectativa de lançamento em tão curto espaço de tempo. A questão é que o padrão Ultra-HD está sendo tão badalado (e requisitado) que alguns fabricantes estão mudando suas estratégias a respeito.

Todo mundo sabe que produzir um bom TV UHD ainda custa caro, embora não tanto quanto um OLED (mais detalhes aqui). No Brasil, por exemplo, a diferença de preço entre as duas categorias (UHD e Full-HD) gira em torno de 60%. Não há muitas pessoas dispostas a pagar por isso, mas pelo que sabemos todos os lotes que os fabricantes vêm importando estão sendo vendidos em pouco tempo. O esforço logístico para distribuir e demonstrar um TV desses pelo país afora, depois entregar e instalar na casa do comprador, é considerável. Só se consegue fazê-lo em quantidades pequenas.

Mas são justamente esses aparelhos que garantem aos fabricantes as maiores margens de lucro. Qual seria então a saída? Vendê-los não aos usuários residenciais, mas ao chamado “mercado corporativo”. Costuma-se dizer genericamente “empresas”, mas esse segmento abrange um leque enorme: lojas, shoppings, órgãos públicos, estações de transporte, museus, hospitais, hotéis, escolas, auditórios, centros de convenções, enfim, todo espaço onde caiba uma tela grande e onde se exija boa visibilidade a distância.

Não é coincidência, portanto, que a LG esteja direcionando seu 105″ 4K superwide às aplicações comerciais, como confirma o próprio press-release distribuído pela empresa nesta terça-feira, nos EUA (lançou também um modelo de 98″, mas 16:9. Nem foi por acaso que o produto se destacou na Digital Signage Expo 2014, feira de equipamentos para sinalização digital realizada no início do mês em Las Vegas. Aliás, a Samsung também estava lá, com um modelo 4K de 110″, só que não superwide. Estavam também outros fabricantes de displays, não muito conhecidos do consumidor mas respeitadíssimos entre os profissionais da área.

Se cada grande empresa do planeta encomendar, digamos, 10 displays como esses, já teremos um mercado gigantesco. Somando os espaços listados acima, pode-se ver o potencial da tecnologia 4K – não para o consumidor, que este não tem o que assistir ainda, mas para outros tipos de usuário.

Em tempo: não foi confirmado, mas a previsão de preço para o TV de 105″ é em torno de US$ 150 mil (lá nos EUA).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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