PTT: Ponto de Troca de Tráfego. Já tinha ouvido falar? Nem eu. É a sigla que identifica o sistema de conexão entre as redes de internet no Brasil. O CGI (Comitê Gestor da Internet), órgão que dita as regras no setor, criou o PTTMetro, projeto que visa ordenar as redes e seus acessos, especialmente nas regiões metropolitanas, onde a demanda é maior. Pois é justamente nesses locais que reside a grande ameaça conforme se aproxima a Copa do Mundo: a rede não aguenta!
A denúncia foi feita ao site Convergência Digital por Eduardo Reis, responsável pelo PTT no Rio de Janeiro, cidade onde, diz ele, a situação é mais grave. Com o aumento de demanda esperado para o evento, existe sim o sério risco de que as conexões não suportem, prejudicando os usuários (pessoas físicas e jurídicas). Segundo Reis, o sistema de PTTs é o que permite, por exemplo, que uma conexão de internet entre dois usuários que estão em Manaus seja realizada com rapidez; não fosse essa estrutura, a conexão teria que ser feita com outra praça (ex: Manaus-RJ-Manaus), resultando em mais demora e custo mais alto.
Bem, este é apenas um dos problemas – e nem sei se o mais grave. Bem ao oposto do que vem dizendo o governo desde 2007 (leiam esta entrevista do então ministro de Ciência e Tecnologia, Aloysio Mercadante, concedida em 2011), o que estamos vendo é um amontoado de incompetências e irresponsabilidades. Nem vou falar da preocupação com aeroportos, transporte e segurança (vejam o que diz este especialista). Limito-me à questão da tecnologia.
Diz o TCU (Tribunal de Contas da União) que apenas 11% do valor referente às licitações da Anatel para os estádios e demais instalações da Copa foram contratados. O site Jogos Limpos, criado pelo Instituto Ethos para acompanhar o tema, não se cansa de denunciar as falhas de planejamento e execução dos projetos. Operadoras de telecom, cuja tarefa é instalar as redes e fazê-las funcionar nos momentos de maior demanda, já parecem entregar os pontos.
E, no entanto, quem lê o Portal da Copa, mantido pelo governo federal para supostamente prestar contas sobre o evento, pode até achar que tudo está na santa paz. Nem dá pra imaginar na Copa.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…