Categories: Uncategorized

O grande show da TV mundial

Começou neste sábado em Las Vegas, e vai até quinta-feira (10/04), a edição 2014 da NAB, maior feira de equipamentos para rádio e televisão do mundo. Tão gigantesca quanto a CES, é lá que são tomadas muitas decisões visando o futuro desse mercado. A NAB (National Association of Broadcasters) reúne as principais redes de TV do planeta, inclusive algumas brasileiras, e os maiores fabricantes de equipamentos. Seu evento, portanto, proporciona um panorama de tudo o que acontece no setor.

Como não poderia deixar de ser, a tecnologia Ultra-HD é a maior atração este ano, como já fora nos dois anos anteriores. Está programada a primeira demonstração pública de transmissão em 4K 60P realizada nas Américas. Os visitantes poderão assistir a um vídeo transmitido em tempo de real, de Nova York para Las Vegas, numa realização conjunta das empresas Sony e Cisco.

Pela descrição, as imagens serão captadas em NYC com uma câmera Sony 4K F55 e codificadas no padrão HEVC usando um encoder Cisco Videoscape AnyRes; por uma rede de fibra óptica, o sinal será enviado para o Las Vegas Convention Center, onde um decoder da mesma Cisco fará a recepção, distribuindo-o então para TVs Sony 4K XBR instalados nos estandes das duas empresas.

É mais uma etapa nos testes para as futuras transmissões em UHD. Como já comentamos aqui, empresas como Sony, Panasonic e as redes NHK (Japão) e BBC (Inglaterra) têm feito várias experiências desse tipo (vejam aqui e aqui). A diferença, agora, é que se está trabalhando com sinal 60P, também chamado full-frame, bem mais complexo e avançado que o atual 24P.

O número corresponde à frequência de leitura do sinal, em hertz, ou seja, quantas vezes por segundo cada quadro de imagem é lido pelo player e reproduzido pelo display. Como se sabe, em cinema (película) a frequência-padrão é de 24 quadros por segundo (fps); na transferência para disco (DVD ou Blu-ray), a frequência é alterada para 30fps. A letra “P” identifica o processamento progressivo do sinal; nas transmissões de TV digital, utiliza-se o processamento entrelaçado (“i”, do inglês interlaced).

Com a chegada do UHD, e sua quantidade de dados quatro vezes maior, torna-se necessário um processamento mais rápido, daí porque o surgimento das câmeras de vídeo 60P, que já captam a imagem na frequência de 60 quadros por segundo. Os TVs 4K mais avançados vêm preparados para reproduzir esse tipo de imagem. Para quem gosta de memorizar números, o sinal obtido dessa forma seria 60/2.160p. Trata-se de um salto enorme em relação à qualidade da televisão atual, que é 30/1080i.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago