Como não poderia deixar de ser, a tecnologia Ultra-HD é a maior atração este ano, como já fora nos dois anos anteriores. Está programada a primeira demonstração pública de transmissão em 4K 60P realizada nas Américas. Os visitantes poderão assistir a um vídeo transmitido em tempo de real, de Nova York para Las Vegas, numa realização conjunta das empresas Sony e Cisco.
Pela descrição, as imagens serão captadas em NYC com uma câmera Sony 4K F55 e codificadas no padrão HEVC usando um encoder Cisco Videoscape AnyRes; por uma rede de fibra óptica, o sinal será enviado para o Las Vegas Convention Center, onde um decoder da mesma Cisco fará a recepção, distribuindo-o então para TVs Sony 4K XBR instalados nos estandes das duas empresas.
É mais uma etapa nos testes para as futuras transmissões em UHD. Como já comentamos aqui, empresas como Sony, Panasonic e as redes NHK (Japão) e BBC (Inglaterra) têm feito várias experiências desse tipo (vejam aqui e aqui). A diferença, agora, é que se está trabalhando com sinal 60P, também chamado full-frame, bem mais complexo e avançado que o atual 24P.
O número corresponde à frequência de leitura do sinal, em hertz, ou seja, quantas vezes por segundo cada quadro de imagem é lido pelo player e reproduzido pelo display. Como se sabe, em cinema (película) a frequência-padrão é de 24 quadros por segundo (fps); na transferência para disco (DVD ou Blu-ray), a frequência é alterada para 30fps. A letra “P” identifica o processamento progressivo do sinal; nas transmissões de TV digital, utiliza-se o processamento entrelaçado (“i”, do inglês interlaced).
Com a chegada do UHD, e sua quantidade de dados quatro vezes maior, torna-se necessário um processamento mais rápido, daí porque o surgimento das câmeras de vídeo 60P, que já captam a imagem na frequência de 60 quadros por segundo. Os TVs 4K mais avançados vêm preparados para reproduzir esse tipo de imagem. Para quem gosta de memorizar números, o sinal obtido dessa forma seria 60/2.160p. Trata-se de um salto enorme em relação à qualidade da televisão atual, que é 30/1080i.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…