Categories: Uncategorized

Devialet, agora com show-room

Fomos conhecer na semana passada o show-room da Devialet em São Paulo. A marca francesa é uma das mais badaladas atualmente no segmento de áudio high-end, após criar uma solução híbrida (digital+analógica) de processamento digital. Nesta semana, a empresa foi uma das atrações do High-End Show de Munique, onde exibiu sua nova linha de amplificadores integrados com ADH (Analog Digital Hybrid), agora introduzindo um software de processamento chamado SAM.

A proposta dos franceses, saudada por grande parte das publicações de áudio internacionais, é resgatar a pureza do som analógico a partir das fontes digitais usadas atualmente. Segundo eles, a tecnologia ADH, patenteada em 2010, utiliza dois sistemas de amplificação trabalhando em paralelo: são quatro módulos digitais e um analógico; os quatro fornecem a alimentação e em seguida o estágio analógico corrige as distorções para entregar às caixas o som original, em estéreo, preservado (neste vídeo, está a explicação ilustrada). A teoria é de que o amplificador analógico, livre da missão de carregar potência elétrica, pode executar melhor seu trabalho, eliminando as impurezas do sinal digitalizado.

Ainda de acordo com a descrição da Devialet, o processador SAM adapta o sinal às características da caixa acústica. Carlos De La Fuente, que junto com sua esposa Fabiana Dib é responsável pela marca no Brasil, me explicou que antes do lançamento foram feitos inúmeros testes com tipos variados de caixas. O amplificador híbrido pode ser ligado indistintamente a fontes de áudio digital, incluindo computadores e smartphones, via rede Ethernet, e produz música para audiófilo nenhum encontrar defeito (este vídeo é uma pequena amostra).

No Brasil, estão disponíveis quatro versões do Devialet (foto), com seu design peculiar clean, variando a potência e, claro, o preço. O modelo de entrada, com 100W, está na faixa de R$ 27 mil. Para quem quiser conhecer o show-room e ouvir a novidade, recomendo marcar hora, pelos telefones (11) 5051-4049 e 5052-0219. Vale a pena.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago