Categories: Uncategorized

TV na nuvem, cada vez mais próxima

Há anos que corporações como Google, Amazon, Apple e Microsoft oferecem serviços em nuvem. Mais recentemente, fabricantes de TVs passaram a explorar o filão através de seus modelos smart. A ideia é fidelizar o usuário, que ganharia acesso aos seus conteúdos preferidos a qualquer hora e em qualquer lugar, bastando usar um aparelho daquela marca. Até agora, nenhum dos formatos apresentados – por gigantes como Sony, Samsung, LG e Panasonic – deu certo.

A mais recente aposta é da Philips, que no ano passado lançou seu projeto de Cloud TV na IFA, em Berlim. Agora, a ideia está sendo introduzida no Brasil. Um dos requisitos para o êxito do conceito é contar com bons parceiros, especialmente fornecedores de conteúdo e infraestrutura de rede. Na Europa, a Philips fez acordo com alguns, como o StreamIt, que dispõe de mais de 1.000 canais de programação, incluindo algumas emissoras de TV aberta. Tudo é transmitido via streaming – inclusive programas ao vivo – e pode ser visto através de qualquer aparelho que acesse a internet.

Luis Bianchi, gerente dessa área da Philips/TP Vision no Brasil, diz que alguns conteúdos já estão disponíveis para quem possui um TV smart da marca, das linhas 2013 e 2014. “A vantagem para o usuário é ficar livre de cabos e decoders: tudo funciona dentro do aplicativo e pode ser acionado pelo controle do próprio TV”, diz ele.

O desafio, agora, é fechar as parcerias com as emissoras e com pelo menos uma grande operadora de TV paga.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago