Categories: Uncategorized

Infocomm e a nova geração de projetores

Falando em telas gigantes, foi aberta nesta quarta-feira em Las Vegas a edição 2014 da InfoComm, principal evento internacional do setor de áudio/vídeo profissional. E uma das atrações, como sempre, é a disputa entre os fabricantes de projetores. Tradicionalmente, os que são exibidos na feira destinam-se mais ao segmento corporativo, para quem usa projetores no trabalho, não em casa; e, nesse campo, a especificação “luminosidade” acaba sendo mais valorizada que o “contraste”, ponto crucial nos projetores para home theater.

Ainda não conseguimos apurar tudo que está sendo mostrado no evento, mas já se sabe que a chamada “corrida dos lumens” – em que cada fabricante procura exibir projetores com taxa de brilho mais alta – está sendo disputada a todo vapor em Las Vegas. Com o avanço da tecnologia de iluminação a laser, em alguns casos associada aos leds, é possível ampliar incrivelmente o brilho das imagens. Se até algum tempo atrás os especialistas se admiravam com modelos na faixa de 10 ou 12 mil lumens, nesta InfoComm já existem projetores de 20 mil! Isso, considerando telas de 100 a 150 polegadas; para telas maiores, como as de cinema digital, há protótipos que superam os 60 mil lumens.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago