O cálculo é de uma empresa chamada Ovum, especializada em análises de mídia: 5,9 bilhões de telas estão sendo usadas no mundo inteiro para acompanhar a Copa 2014. Como comentamos na semana passada, esta é a Copa da interatividade e da comunicação multimídia. Além dos TVs, milhões (ou, ao que parece agora, bilhões) de pessoas estão vendo os jogos através de tablets, notebooks e demais tipos de telas.
Segundo o estudo, aliás, somente 43% das pessoas estão utilizando TVs; o mais comum é assistir à Copa via streaming, o que agora está sendo possível graças a aplicativos como WatchESPN, BBC Live, GloboEsporte.com, SporTV e uma infinidade de sites piratas (mais detalhes aqui). Segundo o site americano Multichannel News, o jogo Alemanha x Ghana, na última segunda-feira, bateu um recorde histórico, sendo visto por 11 milhões de telespectadores pelo canal ESPN, a maior audiência para uma partida de futebol (soccer) por lá.
Aqui no Brasil, não há estatísticas desse tipo, mas um levantamento publicado pelo Ibope ontem é sugestivo: audiência dos jogos da Copa 2014 caiu, na comparação com 2010 (este site dá mais detalhes). Menos pessoas estão ficando em casa para ver a seleção brasileira; muitas saem para assistir em grupo, na casa de parentes ou amigos; e muitas também estão em bares, restaurantes e mesmo praças a céu aberto, onde foram instalados telões.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…