Categories: Uncategorized

Copa é vista em 5,9 bilhões de telas

O cálculo é de uma empresa chamada Ovum, especializada em análises de mídia: 5,9 bilhões de telas estão sendo usadas no mundo inteiro para acompanhar a Copa 2014. Como comentamos na semana passada, esta é a Copa da interatividade e da comunicação multimídia. Além dos TVs, milhões (ou, ao que parece agora, bilhões) de pessoas estão vendo os jogos através de tablets, notebooks e demais tipos de telas.

Segundo o estudo, aliás, somente 43% das pessoas estão utilizando TVs; o mais comum é assistir à Copa via streaming, o que agora está sendo possível graças a aplicativos como WatchESPN, BBC Live, GloboEsporte.com, SporTV e uma infinidade de sites piratas (mais detalhes aqui). Segundo o site americano Multichannel News, o jogo Alemanha x Ghana, na última segunda-feira, bateu um recorde histórico, sendo visto por 11 milhões de telespectadores pelo canal ESPN, a maior audiência para uma partida de futebol (soccer) por lá.

Aqui no Brasil, não há estatísticas desse tipo, mas um levantamento publicado pelo Ibope ontem é sugestivo: audiência dos jogos da Copa 2014 caiu, na comparação com 2010 (este site dá mais detalhes). Menos pessoas estão ficando em casa para ver a seleção brasileira; muitas saem para assistir em grupo, na casa de parentes ou amigos; e muitas também estão em bares, restaurantes e mesmo praças a céu aberto, onde foram instalados telões.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago