Categories: Uncategorized

TV 8K também está no Brasil

A convite da TV Globo, estivemos no CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), no Rio de Janeiro, para assistir nesta segunda-feira ao jogo Brasil x Camarões em transmissão especial ao vivo em 8K. Em parceria com a NHK do Japão, a Globo está fazendo demonstrações dessa tecnologia durante a Copa do Mundo. Foi uma emoção diferente participar desse grande momento da evolução tecnológica; os japoneses planejam ter o sistema implantado no país todo em 2020.

“É provável que implantemos direto o 8K, sem passar pelo 4K”, nos disse Hiroyuki Okubo, um dos engenheiros da NHK que está no Brasil para essas demonstrações. “Para as emissoras, o custo da transição é muito alto, talvez não compense mudar do HD para o UHD”. O padrão 8K, também chamado Super Hi-Vision como já comentamos, exibe 7.680 x 4.320 pixels, ou seja, mais de 33 milhões de pontos formando a imagem, o equivalente a 16 vezes o padrão Full-HD atual. UHD (ou 4K) seria um nível intermediário de resolução: 3.840 x 2.160 pixels.

Foi a primeira transmissão ao vivo em 8K no Brasil (até ontem, todo o material exibido em público era gravado). Assistindo ao jogo numa tela de 275 polegadas especialmente montada para a ocasião, não há como se manter indiferente. As imagens em 8K – que estudantes e pesquisadores também podem ver, até o final da Copa, mediante inscrição prévia no site Globo Universidade – têm tamanha profundidade que em alguns momentos lembram cenas gravadas em 3D. Tomadas feitas a partir do gramado permitem enxergar os jogadores em camadas, com extrema nitidez. Numa tomada panorâmica do público presente ao estádio, pudemos ver um torcedor, lá no alto, segurando seu celular; com um zoom, foi possível até ler o nome no crachá de outro torcedor, provavelmente convidado.

Detalhe: como havia poucas câmeras 8K no estádio, só tínhamos acesso aos replays dos gols; lances polêmicos, daqueles em que a câmera mostra mínimos detalhes, ficaram de fora – ordens da Fifa, que está preparando um documentário em 4K sobre a Copa. Mesmo assim, com o áudio ajustado pela equipe da NHK em 22.2 canais, reproduzidos através de 33 caixas acústicas espalhadas pelo auditório do CBPF, conseguimos nos sentir “dentro do estádio”, como diz a propaganda de alguns TVs.

Segundo Okubo, o sinal gerado a partir do estádio foi transmitido via satélite, com bit-rate de 280 Megabits por segundo, para o IBC, centro internacional de imprensa da Fifa, no Rio, e de lá para o CBPF via fibra óptica. Equipamentos da NHK instalados no local faziam a recepção e comprimiam o sinal para 24 Gigabits por segundo, ou seja, compressão de quase 100 vezes, verdadeira façanha tecnológica! “Estamos melhorando aos poucos”, explicou o engenheiro, que chefia a equipe de pesquisas da NHK. “Começamos a estudar o assunto em 2002 e planejamos iniciar as transmissões regulares em 8K no Japão em 2016. Até 2020, na Olimpíada de Tóquio, o sistema deverá estar implantado”.

Em tempo: não nos foi autorizado gravar vídeos no local; para quem não viu, este é o link da reportagem feita pelo Jornal Nacional sobre o evento.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago