Categories: Uncategorized

Transmitindo em 4K, sem fio

No segundo semestre do ano que vem, já teremos no mercado internacional os primeiros smartphones e tablets capazes de transmitir imagens em 4K. É o que promete a Qualcomm, um dos maiores fabricantes de chips, após adquirir o controle da Wilocity. Essa pequena empresa de origem israelense, fundada em 2007, ganhou fama ao lançar o padrão WiGig de conexão sem fio. Entre os diversos existentes, é o padrão que oferece maior velocidade de transferência de dados (na faixa entre 6 e 7 Gigabits por segundo).

Segundo a Qualcomm, a próxima geração de chips Snapdragon, específica para dispositivos móveis, passa agora a incluir essa tecnologia. Como a Qualcomm fornece chips para boa parte dos fabricantes, a conclusão é que logo a novidade estará incorporada aos aparelhos (a previsão para o segundo semestre de 2015 é de Cormac Conroy, vice-presidente da empresa, segundo o site PC World).

Talvez seja prematuro afirmar, mas se a indústria realmente adotar o WiGig estaremos próximos do fim da necessidade de cabos para comunicação entre aparelhos portáteis. Sua velocidade de transmissão é seis vezes mais alta que a do Wi-Fi a/c; e, segundo a Qualcomm, ideal para transmitir conteúdos em Ultra-HD, por exemplo, do smartphone para o TV. Conroy deu até um exemplo: que tal captar o sinal 4K da Netflix pelo celular e assisti-lo na tela grande?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

2 horas ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

22 horas ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

3 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

5 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

6 dias ago