Em meio às especulações de costume, o blogueiro americano Marques Brownlee decidiu ir mais fundo no item que muitos consideram o grande avanço do iPhone 6: o tipo de tela. Será produzida com sapphire glass, novo tipo de vidro que utiliza em sua composição a safira, um dos materiais mais resistentes e rígidos da natureza. Brownlee, que assina com as iniciais MKBHD, garante ter conseguido dois exemplares do aparelho, quer dizer, do gabinete, o suficiente para testar a nova tela.
Num vídeo extremamente bem feito, ele demonstra que trata-se de material bem superior ao Gorilla Glass, usado nos iPhones anteriores. Com uma faca afiadíssima, o blogueiro tenta mas não consegue sequer arranhar a superfície do, digamos, smartphone. “Tem a espessura de uma folha de papel, totalmente transparente, e pode até ser dobrado, mas ainda assim não há como quebrar”, diz nosso expert (confiram aqui o vídeo).
O site The Register, que replicou o vídeo, apurou que a aposta da Apple é pra valer. A empresa teria adquirido vidro de safira em quantidade suficiente para três anos!!!
Curioso é que, dias depois de divulgar aquele vídeo, o mesmo MKBHD produziu este outro em que se retrata parcialmente: a tela de vidro safira pode, sim, ser danificada, embora isso exija certa paciência. Claro, ninguém vai comprar um aparelho desses para arranhá-lo, mas o interessante do vídeo é mostrar que a safira é, de fato, um material com altíssimo teor de dureza. Enquanto o aço de uma faca, por exemplo, tem índice 5.5, o Gorilla Glass é especificado em 6.8; já o Sapphire Glass está na casa de 9.0.
Pois bem, nosso amigo conseguiu provar que é possível arranhar a superfície com uma lixa de esmeril. O problema é que a tela não é feita de safira 100% pura, mas de uma liga com outros materiais. Pois é, já não vai dar para ficar brincando de arranhar seu telefone novo.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…