Categories: Uncategorized

TVs miram nas multiplataformas

Depois dos eventos de TV por assinatura (ABTA) e automação (Expo Predial Tec), agosto nos reserva mais um grande encontro de tecnologia em São Paulo. Será nos dias 24 a 27 a primeira edição da SET Expo, que acontece simultaneamente ao 25° Congresso da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão). Serão mais de 300 expositores, entre emissoras, produtoras, provedores de conteúdo online e fabricantes de equipamentos e acessórios.

De olho nas mudanças de comportamento do telespectador, a SET – que até o ano passado apoiava a feira Broadcast & Cable – quer aproveitar a mudança para marcar uma nova etapa na evolução desse mercado. O evento agora será num local melhor e de acesso mais fácil (o Expo Center Norte), com foco na convergência de mídias e de telas. “Queremos ir além das tradicionais fronteiras da radiodifusão”, diz o diretor de marketing da entidade, Claudio Younis, referindo-se à distribuição de conteúdos em multiplataformas. “Expositores e congressistas vão debater as novas oportunidades que se abrem, por exemplo, com o uso dos dispositivos móveis para acessar conteúdos de televisão.”

Um estudo recente da IABM (International Association of Broadcasting Manufacturers), que reúne fabricantes de equipamentos para rádio e TV, mostrou a maior parte dos investimentos do setor, hoje, está focada no gerenciamento e na distribuição dos conteúdos em formato digital, inclusive pela internet. As grandes emissoras do mundo, e também no Brasil, já estão trabalhando nessa direção.

Outro tema que irá mobilizar os debates e as demonstrações na SET Expo é o Ultra-HD. Está programada uma demo do sistema de transmissão 8K, em parceria com a NHK do Japão (mais detalhes aqui), e várias das palestras tratarão do tema em seus inúmeros aspectos (captação, produção, distribuição, armazenamento, recepção etc). E estarão presentes empresas de países como Alemanha, Japão, Israel, Grã-Bretanha, Índia, Itália e EUA.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago