Categories: Uncategorized

O mundo por trás das câmeras

 

 

Começou neste domingo o 25° Congresso da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), que acontece simultaneamente à SET Expo, principal feira de equipamentos para rádio e televisão do país. O setor vive um momento delicado, em meio à competição com as chamadas “novas mídias” (hoje já não tão novas…) e à disputa política com as operadoras de telefonia.

Os temas do Congresso não poderiam ser mais atuais: switch-off da TV analógica, distribuição de conteúdos da TV via internet, mudança de hábitos dos telespectadores, segunda tela, desafios para as transmissões em 4K e 8K, a polêmica convivência da TV Digital com as redes de celular 4G… tudo isso em 44 sessões, que acontecem simultaneamente em quatro auditórios, com a participação de aproximadamente 220 especialistas de vários países. A Revista da SET traz em seu site uma cobertura volumosa sobre o evento, e a programação oficial – com dias e horários – pode ser encontrada aqui.

Já a SET Expo procura ser uma espécie de “NAB brasileira”, referência à convenção da National Broadcasters Association, que acontece em Las Vegas sempre no mês de abril. É um festival de novas tecnologias, com a participação dos maiores fabricantes mundiais. Este ano, por exemplo, destacam-se as novas linhas de câmeras 4K da Sony e da Panasonic. As duas empresas, assim como Epson, Hitachi e outras, exibem também sua nova geração de projetores.

Três países (Alemanha, Japão e Inglaterra) têm espaços próprios na SET Expo, reunindo empresas de ponta em tecnologia de televisão; há ainda expositores vindos de Israel, Índia, EUA, França, Suécia e Itália. Os japoneses, particularmente, estão dando show com a emissora estatal NHK, que trouxe equipamentos para uma demo de transmissão ao vivo em 8K.

Enfim, um evento imperdível para quem se liga em novas tecnologias.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago