Categories: Uncategorized

Marcas que vão e que vêm

A maioria dos executivos e empresários, ou pelo menos aqueles que conhecem seu negócio, sabe o valor de uma marca. Sabe como é difícil construí-la, e mais difícil ainda mantê-la quando se torna conhecida. No mundo da tecnologia, certas marcas não saem da cabeça dos usuários mesmo quando abandonadas pelas empresas a que pertencem.
Entre os fãs do áudio (não necessariamente audiófilos), uma dessas marcas é a Technics. Quem nunca teve um Technics em casa levante a mão! É um símbolo da fase áurea do Japão nesse departamento, a exemplo de Akai, Sansui, Nakamichi e tantas outras. Aqui na IFA, a Panasonic decidiu trazer de volta os produtos Technics, após seis anos de audiência, com a promessa de explorar o segmento de áudio digital. Mantém a pose – isto é, um design sóbrio e refinado – e se renova por dentro. Não deixa de lado totalmente o domínio analógico, mas adota a modernidade dos network players, capazes de baixar músicas da internet, armazená-las, processá-las e enviar para o amplificador.
Percorrer a área reservada à Technics no estande da Panasonic foi quase como uma viagem no tempo. Bem disse o pianista japonês Michiko Ogawa, engenheiro da Technics nos bons tempos e que foi chamado para dirigir o projeto de relançamento da marca: “Temos agora a chance de proporcionar aos jovens a mesma emoção que sentíamos antigamente com a música bem executada e bem reproduzida. Uma emoção que aparentemente nós mesmos perdemos”.
Assim seja!
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago