Categories: Uncategorized

Canal de TV 4K já está no ar

Em julho, meio sem alarde, a direção do Consórcio DVB, que coordena as atividades de TV digital na Europa, liberou as especificações para transmissão em Ultra-HD. Essa liberação era necessária para sinalizar às emissoras de todo o continente, que agora podem planejar a entrada no ar de canais com esse tipo de conteúdo. Ingleses e alemães estão à frente nesse processo, e aguarda-se para início de 2015 as primeiras transmissões regulares.

Também em julho, entrou em operação o NexTV, primeiro canal totalmente em 4K, bancado por um consórcio de empresas liderado pelo Ministério das Comunicações de Assuntos Internos do Japão. Na verdade, esta é a segunda experiência do gênero: desde 2013, já existe um canal mantido pela fabricante de satélites Eutelsat, mas com transmissões não contínuas. O NexTV é, de fato, o primeiro que mantém conteúdos em 4K no ar continuamente, 24 horas por dia. Há ainda o projeto da emissora estatal japonesa NHK, que já comentamos aqui, cuja prioridade é levar ao público sinal 8K, não 4K, e com meta definida: estar pronto e funcionando até 2020, quando acontecem os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Tanto o padrão 4K europeu quanto o japonês seguem os mesmos princípios fundamentais. Além da resolução 3.840 x 2.160 pixels, o sinal é codificado em HEVC, método de compressão mais eficiente até hoje, na frequência de 60 quadros por segundo (60P). Na prática, tudo isso é um grande balão de ensaio, e não há como prever quando essas transmissões serão acessíveis no Brasil.

Para quem não quer esperar, uma boa alternativa é o recém-lançado high4k.com, primeiro canal online de conteúdos exclusivamente Ultra-HD. Quem tiver um TV compatível com acesso à internet (e uma boa banda larga) já pode assistir a shows, documentários e programas esportivos captados com câmeras UHD, todos com áudio em inglês. Não deixa de ser um bom aperitivo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

DeepSeek e a nova Guerra Fria

  Antes até do que se previa, a Inteligência Artificial está deixando de ser uma…

16 horas ago

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 semana ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

1 mês ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

1 mês ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago