Categories: Uncategorized

Design de TVs: olho nos detalhes

Como comentei aqui, estive na semana retrasada visitando a sede da Bang & Olufsen, empresa famosa pelo design avançado de seus aparelhos. Lá, pude conhecer – entre vários produtos inovadores – a nova linha de TVs Avant, que marca a entrada da empresa dinamarquesa no segmento Ultra-HD. São dois modelos, de 55″ e 85″, que estão chegando ao mercado americano e a alguns países europeus em outubro. Como quase sempre acontece com a B&O, são produtos para ambientes requintados e usuários com uma folgada conta bancária (o modelo menor tem preço sugerido de US$ 7.995 nos EUA; o maior sai por US$ 22.700).

E, também como é praxe na empresa, são TVs diferentes de tudo que já vimos antes. Conversei com Ole Moltsen, gerente de produto da B&O e um dos “pais” da linha Avant, sobre o conceito por trás de um TV que tem os alto-falantes escondidos (só aparecem quando o aparelho é ligado) e uma base metálica (detalhe ao lado) que se move suavemente para colocar a tela na posição ideal. “A ideia é provocar o usuário”, explicou Moltsen. “Ao acionar o controle remoto, a peça começa a se impor no ambiente, como que anunciando um grande espetáculo que irá começar”.

É, só mesmo vendo para crer: assistam a estes vídeos de demonstração.

Moltsen e outros executivos com quem falei reafirmaram a preocupação da B&O com cada detalhe de seus produtos. Tudo é feito lá mesmo, na Dinamarca, e cada peça é checada antes de sair. Visitando parte da fábrica, a sensação é de estar numa enorme oficina de artesanato, dessas em que artistas passam horas refinando cada obra, o que, aliás, é mostrado neste outro vídeo produzido pela empresa. O gerente Jesper Abell, que me guiou pelo tour, falou com orgulho: “Nada sai daqui sem ser testado e verificado. Era a filosofia dos fundadores, e todo mundo que vem trabalhar conosco tem que seguir”.

Em futuros posts, vou comentar mais sobre essa “filosofia”. A B&O é, em muitos aspectos (não só no design), uma empresa-modelo. Só lembrando: em novembro, será inaugurada em São Paulo a primeira das novas lojas-conceito Bang&Olufsen no Brasil.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Vejo que o melhor tempo para a B&O de montar essa loja por aqui foi na década passada. Agora, com a crise aportando nessas terras, vejo que a resposta do lucro a loja virá de uma forma mais custosa no tempo.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

DeepSeek e a nova Guerra Fria

  Antes até do que se previa, a Inteligência Artificial está deixando de ser uma…

48 minutos ago

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 semana ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

1 mês ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

1 mês ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago