Categories: Uncategorized

O novo brinquedo das crianças

Neste domingo, Dia das Crianças, é provável que muitos pais estejam dando de presente a seus filhos um smartphone ou um tablet. Pode ser uma boa ou má escolha, dependendo do uso que cada um fará do “brinquedo”. Convém prestar atenção em detalhes como os de uma pesquisa divulgada esta semana na Inglaterra: os tablets substituíram os TVs no quarto como aparelho preferido por mais de um terço das crianças britânicas com menos de 15 anos.

O estudo, assinado pela empresa de pesquisas Ofcom e publicado pelo site do jornal The Guardian, mostra que em um ano subiu de 19% para 34% a proporção de crianças que possuem seu próprio tablet. E, desde 2009, caiu 30% a quantidade daquelas que têm TVs em seus quartos de dormir. Lá, como aqui também, vem diminuindo a venda de computadores convencionais, em benefício dos tablets, dos quais cerca de metade são iPads. 30% dos guris usam tablets para games, 20% para assistir a programas de TV e 33% para ver suas séries e filmes on-demand. Na faixa dos 12 aos 15 anos, 71% gastam mais tempo acessando as redes sociais.

OK, 84% dos pais dizem ter controle sobre o que os filhos fazem online. Mas é de se perguntar se têm mesmo. Psicólogos e educadores questionam se os tablets, nesses casos, não estão simplesmente servindo para manter as crianças ocupadas, enquanto os pais fazem outra coisa. Afinal, era (e é) assim com a televisão, não?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago