Categories: Uncategorized

Tecnologia, direitos humanos e corrupção

Não comentei aqui, mas não gostaria de deixar passar a oportunidade das eleições para lembrar um aspecto interessante de minha visita à Bang & Olufsen, na Dinamarca, em setembro. Conversando com os funcionários, ficou clara a preocupação de todos em ressaltar não apenas a qualidade dos produtos, mas também os diferenciais da empresa em relação aos concorrentes. Discretamente, como é comum no país, todos falam com orgulho de seus patrões e de como são tratados.

Até aí, não seria algo tão especial. Mas, navegando pelo site da B&O, encontrei o documento chamado CSR (Corporate Social Responsability), uma espécie de código de conduta da empresa e de seus colaboradores. Nunca vi algo parecido, nem mesmo nas admiráveis empresas japonesas do passado.

O texto se divide em tópicos como “Direitos Humanos”, “Direitos dos Empregados”, “Anti-corrupção”, “Clima e Meio ambiente”. E define a filosofia do grupo em relação a seus parceiros e fornecedores. No item “Direitos dos Empregados”, por exemplo, condena todo tipo de discriminação e de exploração do trabalho infantil ou do trabalho escravo, e reforça a importância de liberdade de associação de seus funcionários para lutar por seus direitos.

Mais expressivo ainda é o tópico dedicado à corrupção: a B&O afirma com clareza que não tolera esse tipo de desvio e não admite práticas como suborno e propina.

Para quem quiser ler o original, está aqui. Mesmo que você nunca venha a ter um produto dessa marca, o documento vale como uma aula de boas práticas gerenciais.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago