Os primeiros TVs UHD, lançados no final de 2012, utilizavam o padrão de compressão H.264, também conhecido como MPEG4. Os modelos que chegaram a partir do final de 2013 já trazem o padrão H.265, ou HEVC (High-Efficiency Video Coding), bem mais avançado. A diferença está na velocidade de transmissão de dados sem perda: HEVC é 50% mais eficiente. Só com essa compressão é possível captar sinais 4K vindos, por exemplo, da TV a cabo – como aconteceu durante a Copa do Mundo, quando a Globosat (SporTV), transmitiu alguns jogos.
O mesmo vale para os sinais 4K disponíveis na internet: sem o codec HEVC, é impossível. É assim também com os media players UHD já lançados no Exterior, como o da Sony, e deverá acontecer também com os futuros players Blu-ray 4K. Como se sabe, ainda não é possível transmitir em 4K via TV aberta.
O problema é que isso tudo não foi devidamente explicado aos consumidores. Os fabricantes – e, é bom reconhecer, grande parte da mídia – ressaltaram as qualidades da Ultra-alta Definição, mas não deixaram claro que nem todos os TVs 4K são iguais. Pois é, quem comprou um dos primeiros modelos lançados no Brasil (das marcas LG, Samsung e Sony) veio a descobrir mais tarde que esses aparelhos não reproduzem Netflix em 4K, por exemplo. Para isso, há necessidade de uma atualização de firmware, alterando inclusive o conector HDMI dos TVs para a versão 2.0.
A LG – que lançou o modelo LA9650, em 55″ e 65″ – e a Samsung – com a linha F9000, nos mesmos tamanhos – anunciaram as atualizações para alguns países, mas não para o Brasil; a LG nos informou que “está estudando” o assunto. Já a Sony disse ter atualizado seus modelos 2013 para HDMI 2.0, embora com limitações (vejam aqui o teste que fizemos). Testamos também o modelo LG de 79″, já da “nova geração”, com codec HEVC 60P via HDMI 2.0, sobre os quais falaremos nos próximos dias.
Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…
Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…
Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…
No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…
Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…
View Comments
Boa noite, Orlando e pessoal! Poderia me informar se a LG já resolveu o problema do erro de reprodução dos vídeos 4K da Netflix? Comprei uma 55UB8500 e nada de rodar 4K. :-( Já recorri a todo tipo de suporte. Por último, vão enviar amanhã um técnico de uma assistência autorizada para levar o aparelho, mas o gerente técnico, com quem falei por telefone, me disse que só conhece a tecnologia "por teoria', vai tentar solucionar o problema e pedir ajuda dos engenheiros de SP, se não conseguir. Acha que deverá trocar a placa-mãe da TV, Estou com receio de deixar mexerem no aparelho e piorar... Tem um mês de comprado. Penso em desistir e deixar como está. Alguma sugestão para me ajudar a sair desse impasse, por favor? Alguma notícia de quem teve o mesmo problema e resolveu? Agradeço antecipadamente pela atenção. Muito obrigada e boa sorte para todos! Vera
Olá Vera, infelizmente a LG ainda não resolveu esse problema nem informou como irá proceder. No seu caso específico, se o aparelho está na garantia o certo seria trocar por outro. Se você puder enviar os dados completos (loja onde comprou, número da NF, nome completo etc), podemos encaminhar seu caso a eles para tentar uma solução mais rápida. Abs. Orlando
Legal Way muito bom compartilhar sua experiência agradeço desde já, poderia informar o modelo, e se possível informar se ele também tem 3d obrigado.
Caro orlando,
Mesmo com a atualização que a Sony fez nos modelos 2013, para o HDMI 2.0, é necessário a aquisição do decoder HEVC para assistir NETFLIX em 4K? (Tenho uma sony XBR905A 55' e não consigo acessar a programação em 4k da Netflix).
Olá Marco, para ver o Netflix em 4K você precisa das duas coisas: HDMI 2.0 (com taxa de 60 quadros por segundo) e HEVC, que é o decoder interno do TV. Na linha 2015, a Sony anuncia que esse decoder já está disponível. Estamos aguardando para testar. Abs. orlando.
olá mauricio, minha tv não é 3d , é a 55-samsung-serie 7 4k 55hu7200 curve.
Oi Orlando Barrozo boa noite!
Gostaria de saber se a TV Samsung 4K Modelo HU 8500G vendida aqui no Brasil tem o HEVC 265 embutido, ou só é obtido com a compra do Kit de Atualização e quantas entradas HDMI 2.0 tem??
Eu quando fui testar a TV na loja com videos em 4k baixados pelo Torrent e pelo SimpleFiles no meu pen drive corsai usb 3.0e na entrada USB 3.0 rodou tranquilamente!
Obrigado pelo informação!
Sim, Leonardo, esse modelo possui HEVC embutido e 4 conectores HDMI 2.0; na verdade, estas fazem parte do kit One Connect que acompanha o aparelho. Abs. Orlando
Então o hevc 2.65 já vem imbutido nela e as saídas hdmi 2.0 adquiro através do Evolution Kit?
Ela não vem com pelo menos 1 saída HDMI 2.0?
Obrigado pela atenção!
Bom dia pessoal.
Estou querendo comprar uma nova tv e os modelos que estou olhando são a Samsung UHD 8700, 8500, 7200 e a LG Ub 8500, 8300,
Pelo que li aquí nas postagens a LG não Ésta sendo muito sincera nas informações da ub 8500 alegando que é de120Hz e que o transforma em em 1200Hz. e em realidade é de 60Hz como nosso amigo Marcos Miguel descreve no post. Eu sempre fui fanboys da Samsung mas a o preço da 8700 ésta um pouco acima do meu orçamento. Eu quero ajuda para escolher, help me!!! LG ou Samsung??
Rodolfo Ortega, como vc pode ver nesse post e em vários fóruns falando que a LG seja qualquer modelo 4k atul não é confiável, não produz vídeo hevc 2.65 importante para reprodução da NetFlix Ultra Hd e a futura Aple Tv Ultra Hd, a taxa de atualização como vc falou é de 60hz . Eu ia comprar a Lg uh 8500, mas depois que li vários relatos contra ela, eu peguei a samsung hu 8500 que é compatível com tudo e tem taxa de atualização de 120hz! Se ligue modelo mais barato da Samsung o hu7000 é somente 60hz, se vc for comprar esse modelo para jogar vídeo game ou assistir filmes de ação... se prepare para o rastro digital e imagens borradas em cenas de alta velocidade, resumindo não vale apena comprar o modelo 7000. Se vc optar por modelos tela curva tb vai ter problemas, pois em lugares iluminados a tela fica cheia de reflexos igual ao problema das tvs de plasma, as tvs de tela curva se vc assistir ela sem ser em frente, assistindo um pouco de lado nota distorção na imagem e vários especialistas falam que só vale apena comprar a tv curva para sentir a tal imersão que n vi nem nos modelos de 55 ou 65, telas a partir de 75 polegadas, resumindo melhor tv ultra hd atual é a de tela plana samsung modelo hu 8500g.
Sr. Orlando, que tal uma reportagem falando quais as tvs ultra hd estão dentro dos padrões que realmente exige uma tv 4k
Olá Carlos, obrigado pela sugestão. Já fizemos várias reportagens a respeito. A tecnologia 4K vem sendo aprimorada. Os primeiros TVs que saíram eram bem inferiores aos atuais. Os fabricantes fazem atualizações a toda hora. Vamos tentando acompanhar, OK? Abs. orlando
Olá Orlando, estou aqui mais uma vez para avisar que a LG já está contatando os consumidores dos tvs 4k 2013 linha LA9650 para fazer a atualizacao dos aparelhos , HDMI 2.0a, novo software e hardware além do processador passar a ser quad-core e claro codec h265 HEVC para streaming Netflix e talvez (ainda não confirmado ) Webos 2.0, já fui contatado e estou no aguardo , ok?