Categories: Uncategorized

Mercado de TVs sobe. Mas fatura menos.

Mesmo vendendo mais, os fabricantes de TVs estão ganhando menos dinheiro. É o que se pode deduzir da última pesquisa mundial sobre o segmento, divulgada esta semana pela consultoria inglesa FutureSource. Com base em dados fornecidos por fabricantes e grandes redes de varejo, os pesquisadores calcularam que até o próximo dia 31 a indústria terá vendido 234 milhões de aparelhos, o que representa 3% a mais do que no ano passado. No entanto, o faturamento somado de todos os fabricantes chegará a US$ 97 bilhões, ou seja, menos 4% que em 2013.

Na média, a estimativa é de que os preços dos TVs caíram de 652 para 608 dólares – esse cálculo é feito sobre todos os modelos comercializados, de 14 a 105 polegadas. Do total de TVs vendidos, 11,6 milhões são 4K, o que significa um aumento de 700% sobre um ano atrás. Nos EUA, essa categoria já representa 10% do mercado, mas a realidade mundial é bem diferente. Nada menos do que 70% dos TVs 4K são vendidos na China. Mesmo assim, a FutureSource estima que até 2018 a indústria estará produzindo cerca de 100 milhões de TVs 4K, que representarão 38% de todo o mercado mundial.

O problema – na verdade, uma ótima notícia para o consumidor – é que esse crescimento também se apoia na corrosão dos preços. Vamos ver até quando.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago