Mesmo vendendo mais, os fabricantes de TVs estão ganhando menos dinheiro. É o que se pode deduzir da última pesquisa mundial sobre o segmento, divulgada esta semana pela consultoria inglesa FutureSource. Com base em dados fornecidos por fabricantes e grandes redes de varejo, os pesquisadores calcularam que até o próximo dia 31 a indústria terá vendido 234 milhões de aparelhos, o que representa 3% a mais do que no ano passado. No entanto, o faturamento somado de todos os fabricantes chegará a US$ 97 bilhões, ou seja, menos 4% que em 2013.
Na média, a estimativa é de que os preços dos TVs caíram de 652 para 608 dólares – esse cálculo é feito sobre todos os modelos comercializados, de 14 a 105 polegadas. Do total de TVs vendidos, 11,6 milhões são 4K, o que significa um aumento de 700% sobre um ano atrás. Nos EUA, essa categoria já representa 10% do mercado, mas a realidade mundial é bem diferente. Nada menos do que 70% dos TVs 4K são vendidos na China. Mesmo assim, a FutureSource estima que até 2018 a indústria estará produzindo cerca de 100 milhões de TVs 4K, que representarão 38% de todo o mercado mundial.
O problema – na verdade, uma ótima notícia para o consumidor – é que esse crescimento também se apoia na corrosão dos preços. Vamos ver até quando.
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