Categories: Uncategorized

QD pode ser a saída para o LCD

Na época da CES, abordamos aqui a tecnologia QD (Quantum Dot; alguns vêm traduzindo como “pontos quânticos”), que começa a ser adotada por vários fabricantes de TVs. Na Feira, as principais marcas fizeram demonstrações indicando que a novidade estará nas linhas 2015. “Novidade”, claro, é força de expressão: a Sony já utiliza esse tipo de painel desde 2013.

Utiliza, mas nem todo mundo ficou sabendo, já que a empresa pouco explorou essa inovação. Trata-se de uma película de nanocristais que se aplica sobre o painel interno do TV; essas partículas são ultra-sensíveis e, conforme os impulsos elétricos, reproduzem luz de alta intensidade, aumentando a dinâmica das cores, que se tornam mais naturais e vibrantes.

A Sony chamou esses painéis de Triluminous, e cada fabricante adotou uma nomenclatura: na Sharp, Beyond 4K; na Samsung, SUHD; e, na LG, Color Prime. Segundo a consultoria DisplaySearch, tudo isso para chegar próximo da performance dos TVs OLED. Estes são considerados ainda imbatíveis em termos de cores, contraste e profundidade de imagem, porque emitem a própria luz, dispensando o painel de backlight. Isso, até o momento, ninguém conseguiu com a tecnologia LCD.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Olá Orlando Barrozo.

    Se a tecnologia QD está entrando para disputar de frente o mercado com a tecnolgia OLED , que fique essa briga entre eles !!
    Eu acompanho a anos as matérias publicadas com muito contéudo pelo Senhor e no site Hometheater.com.br e pela revista HomeTheater e não vou abrir mão de maneira alguma , deixando de ouvir profissionais como a sua pessoa quanto a minha escolha quando o assunto é a compra de um novo televisor ou outro eletrônico !!
    Bem quando falo em tv falo em qualidade de imagem e muitas vezes já tive essa informação ; "oled são inbativeis em termos cores, contraste e profundidade de imagem" .
    A minha proxima escolhe será um OLED e se fosse de comprar hoje seria a recente lançada na CES , da marca LG de 77 polegadas . Sou fã da marca panasonic mas infelizmente vem de vagar !
    Abraço a todos e fiquem com Deus .

  • So para eu mesmo confirmar: OLEDs emitem a própria luz, mas, ainda assim, as imagens saem escurecidas, porque o OLED nao tem tanto brilho quanto o LED (tanto que nao é possivel ainda usar OLED para iluminacao, no maximo para paines decorativos)... E, ate onde sei, o qDOT "reforça" ainda mais esse brilho. Ou seja, pelo que eu entendi, um televisor qDot-LED versus um televisor OLED, mantem o velho problema das LED vs Plama: falta brilho na plasma/OLED, enquanto brilho é o ponto alto das LED/qDot-LED.

    Se isso for mesmo verdade e a qDot-LED apresentar melhor brilho que as OLED, entao como os qDot trazem mais contrate e melhora as cores do painel LCD-LED, entao é de se esperar mesmo que uma qDot-LED rivalize com uma OLED, sem o inconveniente do altissimo custo das OLEDs.

    Quem ja comparou uma ao lado da outra confirma?

  • Orlando, li numa matéria na internet que essa tecnologia será responsável pela queda nos preços das TVs 4k.
    Essa afirmação procede?

  • Fico com pena mesmo é das TVs de Plasma que oferecia qualidade similar as OLEDs e com a vantagem nos preços serem muito mais acessíveis. Mas pesou a questão lucro e as LCDs LEDs venceram o páreo.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago